Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

30
Out09

Os Guilhermes de Matosinhos

José Carlos Pereira

Guilherme Pinto venceu novamente a Câmara de Matosinhos para o PS e derrotou o regressado Narciso Miranda. Pelo caminho ficou também José Guilherme Aguiar, ex-vereador em Gaia, que foi repescado do lado de lá do Douro para averbar um dos piores resultados de sempre para o PSD.

Como Guilherme Pinto ganhou sem maioria e corria o risco de ficar refém das diatribes de Narciso, o presidente reeleito lançou o isco a José Guilherme Aguiar, oferecendo-lhe pelouros em troca de uma "aliança" que permita maior estabilidade. Em tese, compreende-se esta solução, que acaba por castigar o populismo desenfreado de Narciso. Contudo, a oposição do PSD/Matosinhos a este acordo faz prever dificuldades no futuro para este partido. Esta aliança pode muito bem representar a capitulação definitiva do PSD, que assim se coloca fora da corrida ao poder naquele concelho por longos anos.

Guilherme Pinto faz uma jogada de mestre, manietando Narciso e atribuindo ao PSD umas migalhas do poder. José Guilherme Aguiar parece satisfazer-se com um pelouro executivo na autarquia e mais alguns lugares para distribuir. Mas daqui a dois ou três anos como será? Os próximos candidatos do PSD à Câmara e às Juntas de Freguesia terão de saber lidar com o facto de terem um correligionário comprometido com o poder socialista. Como o farão? Mais um caso revelador das muitas incongruências que aqui e ali se fazem sentir entre as expectativas dos autarcas eleitos e as dos aparelhos partidários.