Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

29
Jul10

O fim da “fiesta nacional”

JSC

 

São curiosas as reacções à deliberação do Parlamento da Catalunha que proibiu as corridas de touros a partir de 2012. Os apoiantes consideram que se trata de um avanço civilizacional, acreditando que o mesmo venha a suceder em outros países, incluindo no resto da Espanha. Os aficionados das touradas consideram que se trata de uma acção política, de mais uma etapa no caminho da Catalunha para a independência. Para estes, o fim da “fiesta” pode marcar a proximidade do fim da Espanha, somatório de Nações. In Público.

 

Por uma ou por outra razão, melhor, por ambas as razões, parece-me justa a decisão do Parlamento da Catalunha em proibir as touradas. É um espectáculo que nunca apreciei e que tenho muita dificuldade em aceitar. Sempre que passo por um canal que está a transmitir uma tourada surpreende-me o ar de contentamento e de recreação dos que aplaudem e saúdam cada estocada no animal, que vai desfalecendo até que acaba por levar a estocada final. Bravo! Bravo! Grita-se em redor da arena enquanto o até aí imponente e orgulhoso touro é arrastado ou levado no meio de meia dúzia de vacas, para o liquidarem a seguir, fora dos olhares das câmaras e dos bravistas espectadores.

 

A minha repulsa é ainda maior quando este espectáculo passa na RTP. Então, questiono-me: estou eu a pagar uma taxa mensal para estes tipos andarem a transmitir programas desta natureza?

 

Sou contra as touradas, como sou contra todos os actos de agressão e tortura de animais para fins de diversão. Esta razão basta-me para apoiar a decisão do Parlamento da Catalunha e a Catalunha.

9 comentários

Comentar post