Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

Oportunismo

JSC, 25.03.11

A oposição, liderada pelo PSD, sem mais, decidiu por fim à avaliação dos professores. O modelo de avaliação, ao que julgo saber, foi encomendado a uma multinacional, a Hay Group, especialista neste domínio, que terá recebido centenas de milhares de euros pela concepção e aplicação do modelo.

 

Na sua implementação, ao que se sabe, o Estado despendeu uma pipa de massa em acções de formação, na monitoragem e supervisão do processo. Milhares de professores envolveram-se no processo, que apesar de contestado por muitos, também teve muitos casos de público sucesso.

 

Agora, sem mais, vai tudo para o lixo. A oposição, liderada pelo PSD, não apresentou um modelo alternativo, nada, limitou-se a aprovar que acabou a avaliação. Os professores que se empenharam no desenvolvimento do processo de avaliação sentem-se agora traídos. Quem contestou o sistema vê-se agora compensado.

 

Notável foi a reacção das organizações sindicais. Regozijaram!

 

É pena que as organizações sindicais não tenham dito que assim não vale. Que não tenham dito que não aceitam deixar de ser avaliados. Que não tenham dito aos senhores parlamentares que o que estes deveriam ter feito era analisar os pontos fracos e fortes do sistema e concluir pela sua melhoria.

 

Esperemos que o regozijo actual dos senhores dirigentes sindicais não dê lugar, a muito curto prazo, a uma grande dor de cabeça para a classe.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    JSC 26.03.2011

    O que esperava é que os sindicatos em vez de aplaudirem este oportunismo avançassem com a defesa da (sua) avaliação. Mas tem razão. “É o ar do tempo”. Só que o ar em vez de melhorar parece que está a ficar bem mais irrespirável, conspurcado mesmo. Resta-nos levantar a cabeça, apanhar o ar por cima, mandar uns bitaites, que se não servirem para mais nada sempre servirão para nos auto-convencermos que não é por aí que vamos.
    Eu sei que tudo o que se vai passar será pensado em função da caça ao voto. Também sei que os estrategas estimularão as reacções primárias do Zé povinho e que este seguirá alegremente para as mesas de voto não a pensar que é desta vez que vai mudar alguma coisa, antes a querer fustigar alguém. Porque o seu voto será reactivo, não vão mudar coisa de substancial e no fim ainda acabarão por piorar a sua situação. Os ultra-liberais estão a chegar e o povo nunca o poderá saber. O que é lastimável é que dirigentes sindicais, que se supõe formar uma elite intervencionista, actuem e reajam tão primariamente.
  • Meu caro, é o "ar do tempo" nos sindicatos, nos partidos da oposição e nas respectivas lideranças...

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.