Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

25
Jul11

Assis e a vitória de Seguro

José Carlos Pereira

António José Seguro venceu claramente as eleições para secretário-geral do PS, como é sabido, com cerca de 68% dos votos contra os 32% de Francisco Assis, num universo superior a 35.000 votantes. Nada que não fosse esperado, atendendo à forma como um e outro se posicionaram perante os militantes e as estruturas do partido ao longos dos últimos anos e aos ecos daquilo que foram dizendo na campanha eleitoral.

Francisco Assis refere hoje no "JN" que não fará oposição interna, não se revendo nessa atitude, mas que não renuncia a apresentar listas próprias aos órgãos nacionais do partido no próximo congresso. Reclama para si, também, um período de menor exposição e acredita que as ideias que defendeu poderão fazer o seu próprio caminho.

Assis sai claramente derrotado deste combate, mas estou certo que não contribuirá para divisões no seio do PS. Caberá a Seguro, por sua vez, trabalhar em prol da união dos socialistas. Como, por exemplo, José Sócrates soube fazer em relação aos apoiantes de Manuel Alegre e João Soares quando os defrontou.