Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

31
Out11

Não arranjam emprego? Emigrem!

JSC

Como se sabe, um dos temas da campanha eleitoral passou pelo actual primeiro ministro acusar (e bem) o governo de não ter um plano para o emprego dos jovens. Apontava muitos exemplos de jovens acabados de se formar e que tinham de ir para o estrangeiro, porque não tinham oportunidades por cá. Não podia ser, gritava o então candidato. Se ganhasse as eleições iria encontrar soluções para reverter a situação. O Estado não podia andar a investir na formação dos nossos jovens para depois os empurrar para o estrangeiro. Era intolerável a “fuga de cérebros”, empobrecia o país. Tudo isto e muito mais formava o discurso psdiano, há uns meses.

 

Ganhou. Formou o governo pequenino (em tudo) que se conhece. E, finalmente, encontrou a solução para os jovens recém-licenciados e para os jovens em geral.

 

Hoje, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, de seu nome Miguel Mestre, revelou a política governamental para a Juventude:

 

1.º Os jovens desempregados devem sair da "zona de conforto" e devem emigrar ir para além fronteiras.
2.º O país não pode olhar a emigração apenas com a visão negativista da "fuga de cérebros".
3.º Se o jovem optar por permanecer no país que escolheu para emigrar, pode dignificar o nome de Portugal e levar know how daquilo que Portugal sabe fazer bem.

 

Conclusão. Um génio este Secretário de Estado. Ainda bem que ele não teve de emigrar para nos poder dar tamanha contribuição para a criação de emprego e para a competitividade nacional (tão cara a um ministro ex-emigrante).

 

Anoto, porém, que falta um 4.º ponto na sapiente intervenção de Sua ex.ª. De facto, esqueceu-se de pedir aos futuros emigrantes que não se esqueçam de enviar as respectivas remessas financeiras para ajudar a equilibrar a Balança de Pagamentos, como no tempo da outra senhora.

1 comentário

Comentar post