Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

22
Dez11

Um Negócio da China

JSC

O Governo lá acabou por vender a EDP ao Estado chinês, tendo como interlocutor a Three Gorges Corporation. O sucesso da operação, que até o PS aplaude (baixinho), permite ao Governo arrecadar 2,7 mil milhões de euros, podendo esse valor subir até aos 8,7 mil milhões.


A venda aos chineses ficou mais segura a partir do momento que os representantes do Estado chinês disseram que se não lhes entregassem a EDP, então, desistiriam da compra da REN. Ora aqui estava um argumento poderoso.

 

A fome de dinheiro é tanta que poucos questionarão a venda da EDP. Menos ainda questionarão a venda da REN. E, provavelmente, ninguém se interrogará porque é que o Estado português teve de separar as infraestruturas (que deram lugar à criação da REN) da EDP e agora pode acabar tudo no mesmo patrão, também um Estado, no caso, o Estado da China.

 

Mas o dia foi ainda grande para o governo porque as sondagens que estão a ser divulgadas mostram como o governo conseguiu convencer o pagode de que tem mesmo ministros bons, sérios e trabalhadores. As televisões estão a passar as caras dos ministros bem cotados e a contribuir para elevar a imagem, exactamente, no dia do negócio da china.

 

O negócio e esta sondagem, por coincidência juntos, constituem bons incentivos para que o governo prossiga na sua senda de descapitalização do país e a sobrecarregar os portugueses com mais impostos, mais trabalho (gratuito) e agravamento exponencial das taxas na saúde e no preço de bens de interesse geral. Os portugueses que avaliaram tão positivamente os ministros merecem. Os outros também.