Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

17
Abr13

Norte 2020

José Carlos Pereira

No início do mês estive presente no lançamento da Iniciativa Norte 2020, que procura definir uma estratégia que permita à Região Norte tirar o melhor aproveitamento possível do próximo ciclo de fundos comunitários e prosseguir um “crescimento inteligente, inclusivo e sustentável”. Presente no acto, o então secretário de Estado Almeida Henriques disse que o executivo definira já as quatro grandes prioridades para esse período 2014-2020: a competitividade e internacionalização, a formação de capital humano, o desenvolvimento sustentável e a coesão social e territorial.

As palavras são bonitas e bem intencionadas, não restam dúvidas, mas o mesmo já se passou em ocasiões anteriores e nem assim a região conseguiu crescer e aumentar a sua convergência com o país e com a Europa. Antes pelo contrário. O desafio para as lideranças regionais – se é que as há… - é evitar que tal continue a ocorrer.

Na retina de muitos dos presentes na sessão, aliás, ficaram os dados arrasadores que o responsável pelo Centro de Avaliação de Políticas e Estudos Regionais da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Rui Monteiro, trouxe para reflexão. O Norte, região exportadora por excelência, e que tem contribuído decisivamente para “aguentar” o país no momento actual, continua na cauda de quase todos os indicadores e compara hoje com as mais pobres regiões da União Europeia.

Mais do que aos governantes sentados em Lisboa, creio que devemos começar por apresentar a factura aos autarcas e responsáveis políticos da região, de todos os partidos, que se têm mostrado totalmente incapazes de combater esta realidade. Que garantias nos dão de que agora será diferente?