Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

22
Ago13

Emídio Gomes na presidência da CCDRN

José Carlos Pereira

Emídio Gomes foi empossado há cerca de duas semanas no cargo de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), culminando um longo e atribulado processo de substituição do anterior presidente, Carlos Lage.

Recorde-se que o Governo decidiu há alguns meses que a nomeação do novo presidente deveria ocorrer através de concurso público, de forma incompreensível como aqui critiquei. Fosse para fugir à lógica “aparelhista” dos partidos da maioria, fosse por não compreender o alcance da intervenção do presidente da CCDRN na região, essa absurda decisão do primeiro-ministro poderia ter colocado no lugar alguém sem a dimensão política e regional que o lugar exige. Não é, felizmente, o caso de Emídio Gomes.

Embora possua ligações conhecidas ao PSD, o percurso académico e profissional do novo presidente da CCDRN fala por si e, a meu ver, dá totais garantias de que a região voltará a rever-se nas palavras e no exemplo de acção do presidente de uma instituição que é fulcral para o desenvolvimento integrado do Norte de Portugal.

Conheço Emídio Gomes há alguns anos, trabalhámos juntos num projecto comum e acompanhei de perto a sua acção enquanto presidente da Portus Park – Rede de Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras do Norte de Portugal. Posso, por isso, testemunhar que o novo presidente da CCDRN sente efectivamente como seu cada pedaço da região, como referiu no discurso de tomada de posse. O abraço que não pude dar-lhe nessa ocasião, por estar ausente do Porto, é substituído por este singelo manifesto de confiança.

4 comentários

Comentar post