Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

05
Jul17

...

mcr

BNP_N61_Cx117_0030b (1).jpg

 

dia a dia 

a réplica (cem anos depois) do "movimento das espadas" teve vida curta. Pelos vistos, ao contrário do que parecia ser certo, a entrega de espadas seria feita apenas por oficiais na Reserva para poupar aos seus camaradas no activo maçadas e processos. De todo o modo, os oficiais (consta que três coroneis) seus patrocinadores terão anulado a manifestação. Provavelmente, a deslocação do Presidente da República a Tancos e os recados que por lá deixou serviram suficientemente a causa e confortaram o protesto previsto.

Não gosto de ver a História repetir-se mesmo se compreenda algumas das razões que assistem ao corpo de oficiais. O que, no conturbado - melhor dizendo, caótico, período da 1ª República ocorreu tinha cusas e razões profundas. A começar pela desordem nos quarteis, pela continua intervnção de sargentos politizados, as mais das vezes carbonários, pela intrusão de proto-milicias republicanas, pelo contínuo pôr em causa das hierarquias militares (fomentada pelos próceres republicanos que mais tarde, nas trincheiras francesas,  veriam quão desastrosa fora tal política )

e que se traduziram pela ascensão de Pimenta de Castro. 

Ontem, na televisão, sousa e Castro e Vasco Lourenço, comentaram o caso. Se não se pouparam a críticas não menos verdade é que, sobretudo SC, fustigaram duramente a "bandalheira" ocorrida em 1975, durante o PREC. E, de facto, para quem se lembra das assembleias tumultuosas do MFA, das exigências de tribunais especiais para oponentes, das ameaças de encerrar no Campo Pequeno os reaccionários (trist referência ao Chile dos Pinochets...) para não falar da palhaçada dos SUV que nunca passou de uma mascarada desesperada e tardia fomentada por umas dezenas de milicianos desvairados pelas fumças revolucionárias. Acoisa, aliás, passou-lhes depressa, muito depressa como hoje se sabe. 

De todo o modo, continua a ser preocupante a irrupção de reivindicações acompanhadas sempre de ameaças de paralisação do aparelho de Esdtado. E sempre, mas sempre, com consequências danosas contra os mais débeis e mais pobres.