Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

04
Ago08

Soljenitsyne

JSC
Soljenitsyne, escritor e Prémio Nobel, morreu. A sua biografia está na net. MCR, se não estivesse de férias, daria, certamente, nota do desaparecimento do escritor.

Durante o dia ouvi muita gente a falar sobre Soljenitsyne. Todos enalteceram a valia da sua obra. Também se referiam à inegável intervenção política na denúncia dos trabalhos forçados e das perseguições políticas, que caracterizaram o período estalinista.

Das declarações que ouvi aquela que mais me impressionou foi a de Zita Seabra. Para falar como fala, só pode ter tido uma amnésia.

Das diversas pessoas que foram opinando, todas se referiram à sua luta pelas liberdades no país dos sovietes e à sua qualidade enquanto escritor. Contudo, nenhuma referiu os rasgados elogios que o cidadão Soljenitsyne fez a Pinochet e o público apreço que nutria pelo regime franquista.

Pode não ser muito afectuoso lembrar coisas menos simpáticas nestas alturas. Mas figuras com a notoriedade pública de Soljenitsyne devem ser lembradas no seu todo, para não desvirtuar a coerência por que nortearam as suas vidas.

2 comentários

Comentar post