Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

02
Dez05

As presidenciais

José Carlos Pereira
Vai pobre a pré-campanha para as eleições presidenciais. Muita saída à rua, muitos abraços, muita entrevista, mas poucas ideias e pouca clarificação sobre o exercício da função. Já aqui referi qual é o meu campo e quais têm sido as minhas opções, mas confesso que nunca vivi umas eleições presidenciais com tanto distanciamento.
Cavaco é…Cavaco. Representa aquilo que não é (magnífica a crónica de Joaquim Fidalgo no “Público” de terça-feira!) e faz campanha como se estivesse a concorrer para primeiro-ministro. Impante, não sei se ele perdoaria ao país uma nova derrota!
Jerónimo e Louçã representam o lado folclórico da política, numa corrida em que não têm quaisquer hipóteses de vitória, sendo que a sua única preocupação é segurar o eleitorado dos respectivos partidos.
Alegre tem-me desiludido bastante. Juntou à sua veia aristocrática e à sua altivez (afirmam os que com ele trabalham…) uma enorme insensatez. Não acerta o seu discurso, a mágoa tolhe a lucidez de análise e o episódio da (não) votação do Orçamento de Estado é revelador da teia de incoerências em que está enredado.
Mário Soares tem feito o seu percurso, vai à luta, não teme os confrontos e normalmente solta-se nas entrevistas. Aqui e ali excede-se, mas tem qualidades notáveis que não se apagam com o passar dos anos. Não sou um apaixonado pela sua candidatura, o que até me levou a declinar um convite para assumir um lugar na estrutura de campanha, porque entendo que, depois de dizer o que disse e nesta fase da sua vida, Soares devia dar um outro testemunho e um outro exemplo, evidenciando desapego pelo poder e promovendo a renovação da classe política. Ainda assim, creio que Soares acabará por recolher a maioria dos votos da esquerda, o que pode ou não ser suficiente para provocar uma segunda volta e, aí, derrotar Cavaco e os partidos que o apoiam.

1 comentário

Comentar post