Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

03
Nov05

A Galiza a puxar pelo Norte de Portugal

José Carlos Pereira
Esta notícia do “Público” de hoje dá conta do empenhamento do presidente da Xunta da Galiza, Emílio Pérez Touriño, em esclarecer junto dos governos espanhol e português o futuro da ligação do TGV entre Porto e Vigo. De acordo com o ministro Mário Lino, o projecto não foi abandonado, mas vai ser objecto de uma reprogramação. Não se sabe bem para quando. O que se sabe é que, da forma como o dossier TGV tem sido tratado em Portugal, já nada nos surpreende.
Reconhecendo que a decisão final pertence ao governo português, Emílio Pérez Touriño salienta a importância deste projecto para a euro-região Galiza/Norte de Portugal e quer ver o assunto inscrito na agenda da próxima cimeira luso-espanhola, a decorrer este mês.
À falta de uma entidade com plena legitimidade para representar e defender os interesses do Norte de Portugal no contexto nacional e ibérico, tem que ser o presidente da Xunta da Galiza a assumir a defesa de projectos estruturantes para toda esta região do noroeste peninsular. Força Emílio!

4 comentários

Comentar post