Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

14
Jul05

Rui Rio derrota os Aliados

José Carlos Pereira
A Câmara do Porto e a empresa do Metro do Porto têm-se especializado em criar problemas à cidade, em total desrespeito pelas regras do planeamento urbanístico e pela qualidade de vida dos portuenses. Agora é a própria identidade da cidade que é atingida, sem que haja o cuidado de discutir abertamente as soluções propostas para a reformulação da sala de visitas da cidade.
De facto, depois da odisseia do estádio do Dragão e do plano de pormenor das Antas, das obras da linha de metro junto ao Hospital de S. João, da polémica reformulação do extremo poente da Avenida da Boavista e do viaduto do Parque da Cidade e do prolongamento interminável do túnel de Ceuta, a cidade está agora perante o facto consumado da intervenção que vai modificar por completo o traçado da Avenida dos Aliados e da Praça da Liberdade, a pretexto da nova estação de metro aí criada.
A coberto da obra ser projectada por Siza Vieira e Souto Moura, avança-se para uma remodelação radical dessa área sem qualquer esforço de discussão com os cidadãos e até desrespeitando algumas normas legais, segundo se pode ler nesta notícia e também nesta. As autoridades pronunciar-se-ão sobre o assunto. Por mim, penso que esta não é a forma adequada de gerir a intervenção municipal no espaço público, particularmente numa zona tão sensível. Mas já vamos estando habituados ao autismo de Rui Rio e sus muchachos, que tratam da cidade como se fosse o seu próprio quintal.

14 comentários

Comentar post

Pág. 1/2