Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

02
Jun06

Mia Couto e as memórias de infância

Incursões


Mia Couto, de seu verdadeiro nome António Emílio Leite Couto, nascido na Província Ultramarina Portuguesa de Moçambique, mais precisamente na Beira, a 5 Julho 1955, lançou em Lisboa o seu recente livro “O Outro Pé da Sereia”. Em entrevista a Rita Pablo do “Expresso-África” afirmou que "é filho de um casal português que emigrou para Moçambique entre 1951 e 52".

Mais nos diz: “Lá vivi toda a minha vida. Foi uma infância extraordinária pois era um tempo em que havia tempo, em que a ideia de espaço era quase infinita. Recordo-me que durante a adolescência saía de casa com uma tenda e os meus pais nem sabiam onde estava. Não havia preocupações. Tal ambiente ficou como uma embriaguez que até hoje ando à procura”.

Eles, por vezes, confessam-se…E acredito que Mia Couto ainda ande à procura do Moçambique da sua infância. Mas, segundo amigos meus, que lá estiveram cerca de 40 e 50 anos e que hoje ainda lá vão, em missões humanitárias, dizem-me que tal busca é inútil: esse "ambiente" que Mia Couto refere desapareceu...

3 comentários

Comentar post