Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

Diário Político 51

mcr, 26.05.07



A girl for all jobs


Começa a ser conhecida a biografia profissional da heróica defensora da honra e consideração devidas por todos os cidadãos à augusta figura de S.ª Ex.ª o Senhor Primeiro Ministro de turno.
Ao que parece a distinta senhora fez o curso de educadora infantil e mais tarde uma licenciatura em ciências de educação se é que isto quer dizer alguma coisa a alguém.
Durante pelo menos doze anos foi dirigente sindical. Daí saltou para a coordenação de um programa de formação profissional (se é que isto significa algo mais do que um lugarzinho ao sol) de professores do Ministério da Educação. Daí transitou para a DREN (desconhecendo-se por quanto tempo, em que cargo e com que responsabilidades). Da DREN transitou para o gabinete ministerial de Santos Silva durante o consulado Guterres. Supõe-se que nos quase três anos de governo PSD terá regressado a uma base qualquer (sindicato? De novo a DREN?). Findo esse período, agónico eis que a vitória eleitoral lhe abre de novo perspectivas aliciantes. Desta feita é a direcção da DREN. Presume-se, da leitura do jornal, que esse cargo não lhe foi atribuído por concurso mas apenas por “confiança política”. Ou seja, pelo que se vai vendo, a criatura é mais uma das “girls” que com o viático da inscrição partidária vai obtendo um “job”.
Como nota simpática, refira-se que a tal sindicalista de muitos anos proibiu os professores de participar em plenários sindicais no caso destes coincidirem com o horário de serviço. Tal proibição aplaudida por toda a gente de bem foi estranhamente revogada pelo Secretário de Estado da Educação. Sª Ex.ª não terá compreendido o enorme alcance político e laboral da sensata decisão da senhora directora. Uma maçada! As pessoas a darem o coiro ao manifesto e vem de lá um político a estragar tudo. Assim não se consegue mostrar serviço!
Os jornais de hoje, sexta-feira, dão a entender que no grupo parlamentar socialista há “um certo desconforto”.
Um ignoto deputado considerou que se devia arranjar pessoas com um perfil “mais político que técnico” que percebesse melhor o alcance de alguma atitude mais voluntarista.
Convém dizer ao senhor parlamentar que mais político que isto não há, a menos que se permita a este género de criaturas matar os oponentes, pô-los a ferros numa enxovia, envia-los directamente para um campo de concentração, ou na falta dele para um dos ainda existentes curros de Caxias. Estou a ser severo? Pronto, dar-lhes publicamente cem chibatadas nas partes pudendas. Ainda é muito? E se forem só cinquenta?
O douto deputado poderia, com mais um ligeiro esforço de meninges, sugerir que nas DRE e nas organizações similares, só chegasse a director alguém com conhecimentos técnicos, carreira, currículo apropriado e POR CONCURSO. Assim se evitava este enxamear das direcções gerais, das repartições, dos institutos, das unidades, das secções e núcleos pelos afilhados políticos do partido no poder.
Claro que já se sabe que isso nunca acontecerá. A tão atacada função pública que desde há anos (e já são muitos) sempre teve dirigentes escolhidos por compadrio, por carteira de associado fiel e com as quotas em dia, poderia tornar-se competitiva, eficaz, moderna e atraente. Porque é preciso que se diga que tudo o que se tem escrito sobre a FP esquece, esconde, subtrai este dado aterrador: a FP depende, desde há muitos anos, dos dirigentes escolhidos pelo partido que ganha as eleições. E é isso, isso exactamente, que fez e faz com que a máquina do Estado seja o que é. Governada por incompetentes ou por dependentes (e geralmente pelas duas coisas num só) a FP de há muito que não tem possibilidades de se redimir. E pior: em época eleitoral é um ver se te avias. Toma lá ordenado, toma lá um privilégio de merda, toma lá uma progressão na carreira, uma isenção de concurso, etc., etc.
E é isto, esta miserável manipulação DO QUE DEVERIA SER A ESPINHA DORSAL DO ESTADO que faz com que as coisas tenham chegado onde chegaram. E os remédios untuosamente propostos por uma chusma de justiceiros (normalmente funcionários públicos também, sejam eles investigadores em institutos, professores de direito em Coimbra, ou noveis secretario/as de Estado) que falam, escrevem, zaguncham (mas pedincham) e acabam por, virgens pela décima vez, fazerem o coro sinistro de apoiantes do governo, este ou outro qualquer que os recompense (e recompensam sempre com uma comissãozinha, um grupo de estudo, uma missão, uma comenda ou tudo junto) pelo trabalho ingrato de chiens de garde.
A criatura que dá origem a esta crónica ainda está a meio do cursus honorum que cabe a este pessoal político que ainda não chegou a deputado, ministro ou governador civil (para já não falar na direcção de uma das muitas grandes empresas onde o Estado tem poderes directos ou indirectos de nomeação... E todos sabem do que falo, espero).
Já se gastou com ela mais cera do que a que compete a tão ruim defunto. Isto é assim mas vai ser pior. Há uns anos um dirigente nortenho de uma administração de saúde atreveu-se a dizer que em caso de igualdade escolheria sempre um camarada político. Foi demitido pela ministra responsável. Hoje seria condecorado. E promovido.
O tempora, o mores!

Na gravura: um grande trabalho de Torii Kionobobu.
O título combina Guterres e Robert Bolt, autor da peça que também foi levada ao cinema por Fred Zineman.