Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

02
Mar05

Participação aos interessados

José Carlos Pereira
Um sacerdote católico, Nuno Serras Pereira, faz publicar hoje uma “participação aos interessados” (ver jornal “Público”, pág.16) verdadeiramente inacreditável, sob a forma de publicidade paga.
Anuncia o sacerdote nesse documento que “em virtude do que estabelece o cânone 915 do Código do Direito Canónico, está impedido de dar a sagrada comunhão católica a todos aqueles católicos que manifestamente têm perseverado em advogar, contribuir para, ou promover a morte de seres humanos inocentes”, perorando em seguida contra os métodos contraceptivos, a fecundação extra-corpórea, a investigação em células estaminais, a legalização do aborto e o cumprimento da actual lei 6/84. Termina referindo que “da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo convida todos ao arrependimento e à retractação pública…”.
Algumas perguntas depois de uns momentos de estupefacção: Quem paga esta publicidade e quem suporta esta posição individual do sacerdote? Como reage a hierarquia sensata da Igreja Católica a esta manifestação pública? Como reagem os católicos moderados que não se revêem em teses fundamentalistas como esta? Esta tomada de posição não é mais incendiária do que as dos movimentos "pró-aborto", tão criticados pela Igreja?

3 comentários

Comentar post