Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

23
Out15

Cavaco acentuou a divisão no país

José Carlos Pereira

"Cavaco Silva seguiu o caminho mais previsível e indigitou Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro, mesmo sem ter assegurada uma maioria de apoio no parlamento. Mas Cavaco foi mais longe e, a meu ver, deixou claro que não dará posse a um governo do PS apoiado pelos restantes partidos de esquerda. Vêm aí tempos conturbados."

Isto foi o que escrevi ontem no facebook, logo após o discurso do Presidente da República, que usou um tom crispado e inamistoso, tal como reconheceu o próprio presidente da Confederação Empresarial de Portugal. As reacções que se seguiram dos partidos políticos mostram que Cavaco Silva acabou por dar um enorme empurrão ao entendimento dos partidos à esquerda. Se sonhava com a criação de uma cisão no PS, saiu-lhe o tiro pela culatra. A Comissão Política do PS foi clara e aprovou, sem quaisquer votos contra e apenas com duas abstenções, a apresentação de uma moção de rejeição ao governo PSD/CDS e mandatou António Costa para prosseguir com as negociações com os restantes partidos representados no parlamento.

Com o seu discurso, Cavaco ostracizou um milhão de portugueses e acentuou uma profunda divisão no país. Terminará o seu mandato sem o respeito político de uma boa parte dos portugueses e, com este exemplo, recorda-nos a importância da próxima eleição presidencial.

3 comentários

Comentar post