Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

20
Ago15

Os jornalistas também têm família...

O meu olhar

“ Os jornalistas também têm família e precisam de comer” esta frase foi dita por um jornalista numa conversa sobre a falta de rigor e profissionalismo de muitos jornalistas que se se tornam meros “papagaios” das agendas preparadas pelo poder, quer politico quer económico. Esta pode ser uma explicação para essa colagem/servilismo face ao poder, mas a mim não me convence. Podemos sempre fazer escolhas.

Eu sempre considerei muito a profissão de jornalista. Penso que têm (ou deveriam ter) uma missão importante a cumprir numa sociedade democrática. Mas o que vejo e ouço é muito mau, mesmo muito mau. Hoje no DN li a notícia sobre as declarações do antigo diretor do El Mundo, Pedro J. Ramirez, que criou um novo projecto, o El Español. Merece a pena ler a notícia e/ou ver o vídeo onde ele faz as declarações. Destaco aqui três das suas declarações:

”Nos jornais espanhóis quem manda não são os editores nem os jornalistas mas sim os proprietários e os acionistas”

“A imprensa deve desempenhar o papel de cão de guarda. Devemos ser o contrapeso contra a concentração do poder político e a concentração do poder económico”

"Nunca sacrificaremos os nossos princípios aos nossos interesses"

 

 

http://www.pressreader.com/portugal/diario-de-noticias/20150819/282157879987115/TextView

 

 

2 comentários

Comentar post