Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

24
Ago15

Uma estreia como provador de vinhos

José Carlos Pereira

11781638_983936251646881_4318085388083036368_n.jpg

 

Há sempre uma primeira vez para tudo e este Verão fiz a minha estreia como jurado numa prova de vinhos verdes. Integrada no programa das festas do concelho de Marco de Canaveses, a Feira dos Vinhos contou com a Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno como entidade avaliadora dos vinhos presentes no evento.
Marco de Canaveses tem conhecido um significativo aumento da qualidade dos seus vinhos nos últimos anos, com a conquista de vários prémios nacionais e internacionais, e a Rota dos Vinhos do Marco é uma iniciativa coroada de êxito, reunindo quintas e produtores do município.
Pois bem, pude constatar que não é tarefa fácil seleccionar um entre doze vinhos a concurso numa prova cega. Até porque a maioria desses vinhos faz uso das mesmas castas e muitos deles contam com o contributo do mesmo enólogo. Para um estreante, torna-se difícil, a meio da prova, guardar os aromas e os sabores de todos os vinhos, pese embora as notas que iam sendo tiradas. Fiquei com um respeito ainda maior por provadores e escanções!
O vinho vencedor da prova, não por unanimidade como por lapso refere o texto da Câmara Municipal, pois isso seria praticamente impossível, foi o “Leiras do Forno 2014”, da Quinta do Forno, localizada em Paços de Gaiolo, já na encosta voltada para o Douro. Fica aqui o convite para que conheçam e provem os vinhos verdes de Marco de Canaveses.