Apetência Pelo Numerário
Enquanto Ferreira Torres viu a Justiça dar-lhe alento para novos voos, Isaltino Morais prossegue a sua saga de explicar a “multiplicação do dinheiro”. Terrenos oferecidos, projectos “abonecados”, Búzios (Brasil), Praia do Calhau (Cavo Verde), fisco, saldo das campanhas eleitorais, comparação com a BB na atracção de investimentos (e não só), sei lá, um sem número de coisas para explicar ao Juiz, o que o Ministério Público vê, a olho nu, como “apetência pelo numerário” de Isaltino.
Entretanto, como mandam as regras que presidem a estas coisas, Isaltino já meteu ao barulho Marcelo Rebelo de Sousa, que também terá recebido a oferta de um terreno, e pode vir a pedir o testemunho do ex-PR, Jorge Sampaio, por razões que o próprio Isaltino conhecerá.
A estratégia deve ser chamar para o mesmo lado personagens cuja notoriedade pública ajude a alisar os factos ou a baralhar as pessoas. É que para o comum dos cidadãos não interessará muito o que essas personagens vão levar ao processo, basta que lá tenham de ir para entrar no mesmo saco. É o princípio da chafurdice, quanto maior, melhor.