Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

Figurões em papel de figurantes

JSC, 30.03.09

 

Agora é o ex-administrador do BCP, Dr. Alípio Dias, também professor universitário, a assumir que desempenhou o papel de “ simples figurante” na administração do Banco. Anteriormente, outros administradores deste e de outros Bancos, também assumiram que nada ou pouco sabiam do que se passava na administração, porque as coisas corriam ao lado do Conselho de Administração.

 

Contudo, quando se lê os encargos com a Administração verifica-se que era muito e muito bem remunerada. Ora, só se pode aceitar que os senhores administradores auferissem milionárias remunerações anuais, por contrapartida das grandes responsabilidades que lhe estavam atribuídas.

 

É preciso ter muita ousadia e igual desfaçatez para, no momento em que deveriam assumir responsabilidades pelos actos praticados ou pelos que deixaram que outros praticassem com a sua cobertura formal, virem assumir que foram meros figurantes, que não se lembram, que nada decidiam.

 

A ser assim, que andavam lá a fazer? O que é que o vencimento que recebiam pagava? Provavelmente pagava apenas a sua validação “de cruz” dos papéis da manigância. Mas se era isso, então, devem ser tratados e julgados como administradores de pleno direito, que recebiam como tal, e se não sabiam o que se passava, que procurassem saber ou, em alternativa, que batessem com a porta.

4 comentários

Comentar post