Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

Asfixias

José Carlos Pereira, 09.09.09

Manuela Ferreira Leite (MFL) esquivou-se à embriagante festa de Chão da Lagoa, há uns meses atrás, mas em tempos de pré-campanha eleitoral não podia deixar de passar pela Madeira, ilha cujo presidente tem capturado sucessivamente todos os líderes do PSD. Podia fazê-lo de forma discreta, mas preferiu "brilhar" ao lado de João Jardim.

Num misto de actividade partidária e governativa, lá andou MFL a distribuir beijinhos e a caucionar a governação de Jardim - um exemplo, sem ponta de asfixia democrática. Isso é só lá no continente. Na Madeira, há a maior das compreensões pelos adversários, o parlamento regional é um caso paradigmático de participação aberta de todos os partidos e o Governo é avesso a quaisquer conúbios com o poder económico e com a comunicação social (convém esquecer o Jornal da Madeira pago pelo orçamento do Governo Regional). Tapar o sol com a peneira diminui MFL e faz dela o que ela pretende não parecer.

João Jardim lançou um apelativo "fuck them" para os jornalistas que o questionavam sobre o uso de meios do Governo em iniciativas partidárias. Não é de estranhar. Um ex-deputado do PSD, quadro superior da administração pública, terá lançado um "filho da ...." sobre o primeiro-ministro (num momento privado, vá lá), que lhe valeu um processo disciplinar. Mártir, virou herói e é o candidato do PSD à presidência da...Junta de Freguesia de Campanhã, no Porto. Na apresentação da candidatura de Fernando Charrua, Rui Rio fez dele um exemplo e disse que tinha sido uma vítima mediática!

Ainda gostava de ver o que fariam Jardim e Rio, conhecidos pela sua candura e temperança, se um quadro das suas instituições lhes atirasse um "fuck you" à cara. Aceitam apostas?