A serenidade de Assis
O deputado Francisco Assis voltou nesta legislatura à liderança do grupo parlamentar do PS e tem sido um bom exemplo de equilíbrio e serenidade no seio da maioria socialista, contribuindo para o diálogo e a construção de entendimentos com a oposição. A sua (bem sucedida) experiência anterior no cargo, no tempo dos governos de António Guterres, terá sido o que motivou a escolha de José Sócrates para o lugar, numa legislatura em que a ausência de maioria obrigava a optar por um perfil mais friendly para a função.
No debate do orçamento, nas relações com o presidente da República, na forma como aplacou a deriva de alguns deputados que pretendiam publicitar as contas bancárias dos portugueses, na gestão que tem efectuado da questão presidencial no seio do PS, nunca extremando posições, Assis tem dado um forte contributo para unir o grupo parlamentar e focar o debate político no essencial.
Regressado de um mandato no Parlamento Europeu e depois de uma candidatura fracassada à presidência da Câmara do Porto em 2005, ainda assim menos má que a de Elisa Ferreira em 2009, Assis regressou ao primeiro plano da vida política nacional. Não sei se as suas expectativas terão sido defraudadas pelo facto de ter ficado fora do Governo, mas Sócrates pensou nele para o Parlamento e fez bem.
Aliás, a serenidade e a determinação de Assis ficaram bem evidentes no famoso episódio de Felgueiras, quando liderava a Distrital do Porto do PS, ou quando decidiu candidatar-se à Assembleia Municipal de Marco de Canaveses, em 2001, dando o seu contributo à oposição a Avelino Ferreira Torres. Apesar de termos sido contemporâneos na Faculdade de Letras do Porto, conheci melhor Francisco Assis nessa altura e sobretudo mais tarde, quando “patrocinou” a minha candidatura à liderança da Assembleia Municipal de Marco de Canaveses em 2005, sucedendo-lhe nessa missão. As ocasiões em que desde então convivi de perto com Assis, nomeadamente nos momentos mais informais, consolidaram a minha avaliação muito positiva quanto às suas qualidades pessoais e políticas.