Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

Expediente 12

d'oliveira, 18.02.11

 

Até sempre!

 

morreu hoje o Luís (Abreu Lima) Ramos. O nome dirá muito aos que viveram Coimbra 1969. O Luís foi um dos mais dedicados activistas da  Junta de Ciências e, se não me engano, foi eleito para a direcção da AAC em 71. Perdi-o de vista quase completamente a menos que nos tenhamos encontrado nas comemorações da crise dez ou vinte anos depois.

Era professor na Universidade de Aveiro e escreveu, que eu saiba, um romance (Os meses anteriores) que, por imponderáveis da distribuição catastrófica fora do circuito das grandes editoras nunca me apareceu pela frente.

Mesmo tarde, irei por ele, hoje mesmo, através da Wook. é a última possível homenagem a um homem de bem, um homem corajoso e um bom camarada de luta.

Estamos a ficar velhos e a ser dizimados. É o nosso destino, claro, que para mais novo e mais saudável ninguém vai. custa, porém, custa muito, ver partir aqueles que partilharam connosco alegrias, emoções, perseguições e não vieram depois pedir medalhas ou recompensas.

Em 1971 partilhámos a mesma cadeia (Caxias) e, se não estou em erro a mesma circular solidária e corajosa da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos onde apareço quase com pseudónimo (M. "Corrado" Ribeiro).

O Luís, ligado, a um organismo de juventude do PC ainda foi a julgamento nesse mesmo ano. suponho que todos os processados terão sido absolvidos dada a fragilidade das provas apresentadas pela pide.

Aos companheiros de Coimbra que, eventualmente, esta lerem, um abraço.

 

*espero que a fotografia pilhada na internet seja mesmo a do Luís. Tudo indica que sim e preferi pôr esta em vez de uma mais recente (lançamento do livro, onde ele aparecia envelhecido e magríssimo, quiçá já doente.