Um jornalismo despudorado
Notícia made in SIC
Troika receia que Portugal não cumpra metas
O risco de Portugal não cumprir as condições impostas no acordo com o FMI, BCE e Comissão Europeia está a preocupar a troika, avança a SIC.
Fontes contactadas pela estação de Carnaxide dizem que os partidos com condições para integrar o novo Governo já deveriam ter nomeado um alto comissário para trabalhar com vários ministérios na preparação dos estudos técnicos para aplicar o programa de ajuda externa.
Uma ideia, segundo a SIC, defendida por um alto responsável que participou nas negociações com a Comissão Europeia e o FMI.
Resposta de Bruxelas:
Bruxelas garante que não receia incumprimento do memorando em Portugal
O porta-voz do comissário europeu dos Assuntos Económicos desmente que exista preocupação quanto à capacidade de Portugal para respeitar as reformas e os prazos acordados com a troika.
Numa declaração escrita enviada à TSF, Altafaj Tardio explica que as metas definidas no memorando de entendimento assinado com a troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) começaram a ser implementadas “mesmo agora”.
E que, por isso, “simplesmente não é verdade” que exista qualquer receio em relação a um eventual risco de incumprimento de Portugal,
Ainda na resposta enviada à TSF, o porta-voz do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, garante que “é absolutamente prematuro especular sobre o nível de implementação deste programa” de reformas estruturais.