Rui Rio...depois da meia-noite
Num dia desta semana, o presidente da Câmara do Porto foi entrevistado no programa de humor da RTP "5 para a meia-noite". Rui Rio não resistiu a vestir um fato que não é o seu e lá esteve no programa com um riso amarelo de princípio a fim, mortinho por se pirar dali e sempre a ver quando vinha uma pergunta mais incómoda. O que lhe valeu foi que o entrevistador, José Pedro Vasconcelos, também não sabia bem o que lhe perguntar e lá foi dizendo umas vulgaridades sobre o Porto, que deve conhecer apenas das tournées de fim-de-semana no Teatro Sá da Bandeira...
Algum assessor zeloso terá convencido Rui Rio que fazia bem à sua imagem ir a um programa "moderno", visto por gente jovem e descomplexada. Só que Rio não consegue descomplexar-se e mantém sempre um registo nervoso na TV, que nem no "5 para a meia-noite" desanuviou. Pensará Rui Rio que esteve bem no programa, a dizer umas larachas pouco verdadeiras sobre Pinto da Costa, o FC Porto ou os agentes culturais da cidade?
Confesso que eu, que não sou apoiante de Rio, preferia saber que o autarca do Porto, fiel às suas convicções e à sua forma de estar na política, recusara o convite para ir ao programa do que tê-lo visto naquele registo impostor. Afinal, Rui Rio, que tanto critica o show-off na política, quis ser o que não é e não resistiu a ser igual àqueles que critica.