Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

Diário Político 188

mcr, 11.06.13

 

Desafinações à esquerda

 

O Tribunal constitucional alemão vai analisar a justeza da decisão do Banco Europeu no que concerne a compra por este da dívida pública dos países em dificuldades. Ou seja, um grupo de personalidades alemãs entende que isso é contra o disposto nos tratados europeus alem de ir ao bolso dos cidadãos alemães.

Se é verdade que há nesse grupo que recorre ao TC alemão um par de euro-cépticos e mais outro de conservadores, convém lembrar que lá está um grupo da esquerda alemã “die Linke” que, curiosamente é uma espécie de partido irmão do PCP e do Bloco de Esquerda. E que esse grupo, resultado da aliança dos ex-comunistas orientais e de uma cisão do SPD (sociais democratas) capitaneada por Oskar Lafontaine, como decerto os menos distraídos recordarão.

Aqui está um (mais um) sinal da cacofonia à esquerda que assola a Europa.  

Quando toca a salvar a pele e a não meter a mão na algibeira as ideologias parecem não resultar.

Para quem, sem especial razão, tinha fé nas esquerdas dos países ricos (provavelmente por as não conhecer mas isso já é habito indígena...) há aqui muito para meditar.

(a propósito o cavalheiro da fotografia é o senhor Gregor Gysi cuja fulgurante carreira começou aos dezanove aninhos quando entrou no PC leste-alemão (SED, partido socialista unificado), partido único naquelas partes do mundo. Inteligente e hábil soube tomar o comboio gorbatcheveano e chegou a liderar o partido quanto a RDA implodiu. Depois de uns tempos á frente de uma espécie de partido comunista reconvertido ás virtudes democráticas, aliou-se a um grupo de dissidentes do SPD resultando finalmente no partido já referido “A esquerda” que actualmente tem mais de setenta deputados no parlamento federal e corresponderá a cerca de 12% dos votos expressos na última eleição. Gysi é actualmente presidente deste partido. E foi o rosto deste cavalheiro que se viu com mais insistência nas televisões que noticiaram a iniciativa)

d'Oliveira fecit 11.6.013

1 comentário

Comentar post