Educação: exigência e responsabilidade
A repetência é um problema grave para a escola e para o aluno e deve ser evitada a todo o custo, até porque implica um sobre-esforço de todos os intervenientes no processo educativo.
Foi dito, e bem dito, que o problema da exigência tem de ser dos pais e das famílias, que devem educar as crianças com disciplina, com rituais e regras bem claros, para que a criança perceba o que tem de fazer! E devem ser os pais e as famílias a reclamar da escola que sejam exigentes com os seus filhos.
Note-se que não deve defender-se, pura e simplesmente: quem sabe passa; quem não sabe reprova. Essa é uma falsa questão! Deve exigir-se de cada um o máximo das suas potencialidades e permitir a cada educando que possa obter o máximo de formação que lhe é possível! Mas os pais querem é que os filhos não aborreçam e que vão passando, seja de que maneira for! Desde que não incomodem ...
Em contrapartida, na Visão hoje publicada, um especialista defende no "Manual para pais aflitos" que as crianças devem preferir a brincadeira aos TPC. Devo ter percebido mal, porque li muito de relance!