Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

PRÓS E CONTRAS

Incursões, 10.05.05
O debate sobre Justiça transmitido ontem no progama Prós e Contras da RTP 1, foi, apesar de tudo, interessante. Alberto Costa, agora um pouco mais por dentro de alguns dos temas relativos ao seu ministério, não conseguiu esconder o seu nervosismo e uma atitude demasiado crispada. Foi possível vislumbrar, na sua intervenção, juntamente com um misto de demagogia e convicção, também uma certa vontade de contrariar o que, timidamente, o PGR ia tentando dizer. Este, como sempre pouco claro e incisivo, deu a ideia de estar mal no seu papel. Os representantes dos sindicatos perderam-se com questões menores, como a das famigeradas férias judiciais, e falharam uma oportunidade de denunciar abertamente as fragilidades do sistema e as más condições de trabalho nos tribunais. O ex-secretário de Estado Paulo Rangel não esteve mal, mas demasiado defensivo e o José Lamego foi como se lá não estivesse. Salvou-se, quanto a mim, o Prof. Boaventura, com intervenções oportunas e que denotam conhecimento dos problemas.
Estas apreciações permitem-me concluir que, em qualquer modelo em crise, as melhores soluções provêm de quem está de fora, pois tem capacidade para pensar e agir de forma lógica e racional e menos apaixonada.
Um último apontamento: desenganem-se os que pensam que a polémica das férias judiciais foi lançada pelo governo de forma desastrada e pouco habilidosa. Pelo contrário. O tema foi escolhido a dedo e de forma a provocar, necessariamente, as reacções que provocou. As greves de zelo e outras medidas semelhantes, só servirão para dar ainda maior amplitude a essa manobra e fazer perdurar os seus efeitos junto da opinião pública.

11 comentários

Comentar post

Pág. 1/2