Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

Dia do Pensamento

mochoatento, 22.02.05
Hoje, dia 22 de Fevereiro é, para todos os escuteiros, Dia do Pensamento, aniversário do nascimento de BP, o fundador.

Em Portugal há 3 associações escutistas AEP (mista, não confessional), AGP (feminina, não confessional) e CNE (mista, confessional) e uma Federação que une a AEP e CNE para efeitos de repreentação internacional dos escuteiros portugueses.

Da AEP, retirei de http://escotismo.no.sapo.pt/manual3.htm :

Dia do Pensamento
• 22 de Fevereiro - data do nascimento de B.P.

História do escotismo
• Robert Stephenson Smyth Baden-Powell
• Baden Powell nasce em Londres a 22 de Fevereiro de 1857
• Frequenta a escola de Cartuxa, onde revelou dotes no teatro e no desenho
• Ingressa no exército e rápidamente atinge o posto de capitão
• Presta serviço na Índia e em África, tomando contacto com inúmeras tribos
• 1889 atinge a glória aguentando o cerco de Mafeking na guerra Anglo-Boer
• 1907 - É lançado o escotismo para rapazes que se torna um sucesso
• 1907 - É fundado o escotismo, primeiro acampamento em Brownsea
• 1920 - Primeiro Jamboree Mundial, em Inglaterra, onde se torna Chefe Mundial
• 8 de Janeiro de 1941, morre Baden Powell no Quénia com quase 84 anos

Movimento Escotista
O movimento escotista é um movimento para jovens, onde cada qual adere livremente.
O escotismo é apolitico, independente de qualquer partido. É aberto a todos sem qualquer tipo de discriminação, racismo ou qualquer outro tipo de exclusão. O escotismo é para todos independentemente da sua raça, credo, aqui não existe qualquer obrigação ou dever para com a religião (ao contráriode outras associações escotistas como o CNE o movimento escutista católico português). O escotismo assenta nos princípios e método desenvolvidos pelo seu fundador Lord Baden-Powell, mais conhecido simplesmente por BP.
O escotismo tem como finalidade a formacão dos jovens para que que num futuro, quando adultos, sejam cidadãos exemplares perfeitamente integrados e atentos para as adversidades que lhes possam surgir na vida quotidiana. Assim o escotismo previligia a formação do caracter, a lealdade, espirito de ajuda, serviço ao próximo e confiaça em si próprio, como individuo útil. Essa formação será sempre feita através da promoção dos talentos naturais do jovem, mas também o seu desenvolvimento físico, intelectual, social e espiritual.
O escotismo baseia-se num método de auto-educação progressiva, onde o jovem é incentivado a aprender pelos seus próprios meios, onde lhe é reconhecido o mérito através de prémios e insígnias que o incitem a ir cada vez mais longe. Este método está assente:
•Na Promessa de Escoteiro, que é o compromisso que o jovem assume livremente perante os outros escoteiros, quando passa a ser um escoteiro, desta promessa depende a sua honra, o mais nobre valor de um escoteiro; e na Lei do Escoteiro, um conjunto de dez máximas, que regem a vida do escoteiro, é nelas que estão reflectidos os valores escotistas e aquilo que escoteiro é.
•Na educação pela acção, o escoteiro aprende fazendo, consolidando através da prática o que aprendeu em teoria.
•Na vivência em pequenos grupos, as patrulhas, os seus companheiros de aventura, onde a amizade e a lealdade imperam, sempre com acompanhamento e conselho de adultos, os chefes, os seus amigos de confiança mais velhos.
•Em programas e actividades diversificadas sempre de acordo com o interesse do escoteiro. Para tal fazemos uso de diversos jogos e técnicas, preferencialmente realizados ao ar livre e em contacto com a natureza, direccionando muitas dessas actividades para o apoio e serviço à comunidade.

7 comentários

Comentar post