Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

A Comunicação Social capturada pelo Governo

JSC, 16.04.14

É incrível a capacidade dos membros deste governo para manobrarem a opinião pública. É óbvio que o seu sucesso está em linha com a mais que provada subserviência da comunicação social, que escolhe títulos, releva o que importa ao Governo, escolhe comentadores, desinforma e desinforma. Mesmo quando dá voz ou cita qualquer intervenção da oposição, vai escolher o que pode valorizar a posição do Governo ou minimizar a papel da oposição.

 

O recente anúncio dos novos cortes orçamentais mostra o papel da comunicação social no reforço da mensagem do Governo. O Governo anuncia cortes no montante de 1,4 mil milhões de euros. O que seria expectável? Desde logo, que as manchetes, a abertura dos telejornais, identificassem onde iriam incidir os cortes.

 

Contudo, o que é que as capas dos jornais e abertura dos noticiários mostram?

“em 2015 não haverá cortes nos salários”,

 “Em 2015 não haverá aumentos de impostos”,

“Governo exclui novos cortes nas pensões”,

“Os salários dos funcionários públicos não terão novos cortes”

 

São mensagens deste teor que a RDP+TSF repetem de hora em hora, que as TVs informativas passam a toda hora.

 

Para completar o ramalhete, aparece, ainda, o omnipoderoso Marco António Costa a dizer que "As medidas recaem exclusivamente sobre a máquina do Estado e setores económicos que por tradição estavam mais protegidos em Portugal”. Só que ele também não identifica quais são as essas medidas.

 

Mas se esses cortes não têm qualquer efeito sobre as pessoas, como aceitar que o Governo tenha desperdiçado estes anos para as tomar? Se já o tivesse feito teria poupado uns milhares de milhões de euros, o que poderia ter aliviado o garrote que aplicou aos contribuintes e em particular aos pensionistas.

 

 A comunicação social, salvo apontamentos muito pontuais, é a voz do Governo, uma voz multifacetada mas sempre no mesmo registo. Esta será uma das grandes razões para que as sondagens mostrem o que mostram. Esta comunicação social é o seguro de vida política dos cínicos a quem os eleitores entregaram o Governo, mobilizados pela mentira pura e dura.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.