Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

au bonheur des dames 419

d'oliveira, 21.10.21

Sócios a la carte

mcr, 21-10-21

 

O governo polaco quer, jura-o permanecer na União Europeia. Entretanto sempre vai afirmando a primazia dassuas leis sobre as que decorrem dos tratados que assinou. 

A europa, isto a União, ameaça cortar-lhe fundos, coisa que indigna imenso os polacos. 

Esqueceram-se, como é usual, dos  compromissos assumidos. Quando bateram à porta da União, o brilho dos dinheiros toldou-lhe a visão nacionalista e assinaram de cruz.

A União também não sai desta cena pura e imaculada. Na ansia de se defender do perigo russo, tolerou durante demasiado tempo, os arreganhos nacionalistas polacos, húngaros e outros. 

A tolerância com as vociferações de Orban & assimilados durou demasiado tempo e não produziu outros efeitos que não fosse aumentar a impudência dos que entendem que isto de ser da União só serve para certas situações mas não para outras. 

 

Por cá, também há quem queira, e muito, os dinheiros que tem largamente escorrido desde o primeiro dia. Todavia, a Europa é sempre denunciada  como um monstro, um atentado à soberania nacional.

Este nacionalismo serôdio é, também ele, a la carte, aceitam-se as esmolas mas não os conselhos ou as condições do óbolo. 

Fosse o Chega a denunciar  o “diktat” europeu caía aqui o Carmo e a Trindade. São. Porém, outros, de sinal político contrário e a coisa parece normal e justificada.

Critérios...