au bonheur des dames 423
A mulher rendeira não deve namorar um cangaceiro
mcr, 30-10-21
“...Lampião desdeu s serra
foi dança em Cajazeira
encontrou Maria Bonita
que virou mulé rendera
Já aqui citei esta canção tradicional do Nordeste brasileiro mas nunca pensei que, nesse dia, de frouxa inspiração, viria a socorrer-me de novo do tema.
Hoje, sábado, novamente sem nada a que meter o dente, volto ao tema, até porque há novidades. Pelos vistos, da famosa “colecção de arte” do cavalheiro Rendeiro, houve, depois do arresto, vários quadros desviados e vendidos em Londres.
Vê-se que não faltou audácia ao cavalheiro agora em fuga pois, para além de surripiar as peças de que sua mulher era “fiel”(???) depositária, o homem ainda preparara outra trafulhice. Mandara fazer cópias de vários quadros e pusera os originais a salvo para o que desse e viesse.
E deu e veio, se posso usar a idiomática mais uma vez. As preciosas cópias permitiram lançar uma nuvem de fumo sobre a real existência e presença das peças e dar tempo para as vender.
As últimas notícias avançam que foram transaccionadas obras que terão rendido mais de um milhão de euros, o que é um bom começo de vida para qualquer um, sobretudo se também, a bom recato, dispuser de outros capitais em locais sofisticados e inacessível.
Há aqui porém, o habitual toque canalha: a mulher, deixada para trás, arrisca-se a ser acusada de descaminho e a malhar com os ossos numa enxovia.
Eu não estou aqui a armar-me em feminista, defensor das donzelas, viúvas e órfãs mas confesso que a coisa, assim descrita (e não vejo outra maneira de a descrever) é feia, revela mau carácter e sobretudo uma longa e maliciosa preparação.
Não há honra entre ladrões, costuma dizer-se mas deixar a dedicada esposa a braços com a justiça (sabendo ela ou não das maroteiras do cônjuge) enquanto se toma sol numa praia coralina e inacessível ao curto braço da justiça portuguesa, cai mal.
Lampião desta vez terá subido de novo à serra e sumido, deixando Maria Bonita a debater-se com a justiça.
E, ironia das ironias, uma peça do lote das desviadas está numa exposição onde pode ser filmada. Como é que as autoridades arrestadoras a poderão recuperar?
Segundo os noticiários, a senhora Rendeiro, teve uma crise de choro diante da juíza que a convocara e terá declarado não estar em condições para prestar declarações! Não faço comentários