Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

au bonheur des dames 431

d'oliveira, 10.11.21

f8e3a1df-83ac-4af5-9f61-4097d2bd0554.jpg

Óculos para que vos quero?

mcr, 10-11-21

 

 

Pode ser que eu esteja redondamente enganado  ou seja apenas ainda mais ignorante do que realmente sou (e juro que o sou bastante) mas na renovação da carta de condução há algo que me surpreende.

Eu percebo que a pessoa que quer renovar a carta se submeta a uma inspecção médica sumária. E que quando se tem uma certa idade a renovação da carta ocorra em períodos cada vez mais curtos.

A velhice tem os seus achaques e, mesmo que uma pessoa não note(???) ocorrem sempre transformações no nosso modo de viver, desde andar mais devagar a ouvir pior e por aí fora.

No caso que ora me traz aqui confesso que não entendo bem a inspcção à visão.

 

A grande, imensa, maioria das pessoas perde visão ao longo dos anos. Isto para não falar das que são míopes ou tem desde muito cedo, ou desde sempre, problemas de visão.

 A verdade é que a partir da meia idade, e hoje o conceito é difícil, pois a duração média da vida aumentou, começam os problemas da “vista cansada”, permitam-me que use esta expressão tão pouco científica mas isto é algo que toda a gente entende.

Também eu, que me gabava de ler em qualquer luz comecei a ver que tinha de aumentar a distância entre mim e o livro de tal modo que uma grande e especial amiga, Luísa F., me sentenciou “precisas de ir ao oftalmologista pois estás com a vista cansada”. E lá fui, pois nestas coisas e à vista do problema em questão aquilo parecia-me mais certo que o Evangelho.

O oftalmologista confirmou o diagnóstico da minha amiga e condenou-me a usar óculos. Com o decorrer dos anos havia que os substituir como também é sabido.

Até hoje, aliás ontem, quando fui fazer esse sumaríssimo exame que praticamente se reduziu a pôr-me em frente de um painel de letras de várias dimensões e solicitar-me que as enunciasse.

Tudo isso sem óculos!

Eu não percebo a razão de, tendo obrigatoriamente de os usar (até recordo os atestados que qualquer médico me passava onde se mencionava expressamente “tem de usar óculos” ou algo do mesmo teor e substância) tenho de penar a olho nu diante do tal painel. Claro que não consigo ler mais de metade das letras ou das barras de letras! É por isso que uso óculos. Para poder lê-as todas ou quase todas!

Quando conduzo não tiro os óculos, evidentemente. Mais até unos óculos de sol mando (e pago!) pôr a graduação.

Como no início afirmei, eu não passo de um ignorante em matéria oftalmológica ou similar mas esta coisa de pôr um pobre diabo sem óculos que usa constantemente ler letras de diferentes tamanhos é, convenhamos, pelo menos para um leigo, algo de bizarro.

O mundo dos automóveis está numa enorme mutação. Desde o “eléctrico” muito ecológico e igualmente bem mais caro, até ao uso de avios de toda a espécie, em especial para estacionar ou a denunciar a proximidade de outro veículo ou de pessoas. Fala-se em automóveis sem condutor, enfim é um novo mundo que se aproxima e que provavelmente já não verei, pelo menos em todo o seu esplendor.

E já nem me espantaria se, depois, do exame a olho nu, se fizesse outro já com os óculos. Só para ver qual a diferença e se isso afecta ou não a segurança rodoviária. Mas não, pelos vistos, basta a sumária inspecção a nu.

Será que isto se percebe? 

Como é que fazem com os míopes? Também os põem a ver as letras em tamanhos que eles não conseguem discernir?