au bonheur des dames 492
Frágeis sinais de primavera
mcr, 28.04.22
(há 96 anos (mas em Maio) o sr. general Gomes da Costa, trepou para os costados de u cavalo branco e partiu de Braga rumo a Lisboa alvoroçando populações, convocando guarnições militares que prontamente se lhe juntaram e devagar, prudentemente, foi conquistando o país sem dar um tiro.
Esperavam-no em Lisboa o almirante Mendes Cabeçadas e mais um par de militares que pensavam ser os comandantes da revolução. Rapidamente perceberam que o não eram e Gomes da Costa governou sozinho até ser diligentemente arrumado como marechal mas sem poder.
Há 53 anos (e também em Maio, daqui a um mês) um nutrida multidão de estudantes de Coimbra, realizou nos jardins da Associação Académica uma Assembleia Magna que decretou a única greve estudantil vitoriosa de que há memória. Saravah, companheiros, amigos e colegas dessa jornada!
Isto apenas pretende provar que as datas se sobrepõem ao sabor de movimentos por vezes distintos)
Hoje entrei no supermercado sem máscara e também sem máscara fui atendido com gentileza pelos empregados já velhos conhecidos.
Ao lado do super, numa pastelaria encerrada há dois anos, retiraram os anúncios de proposta de arrendamento. Um porteiro do prédio abaixo do meu informou-me (o que é que um porteiro competente não sabe?) da próxima abertura desse estabelecimento cuja porta fica a 20 metros da saída da garagem da primeira cave do meu prédio e a 100 da porta principal. A trezentos e tal metros numa transversal, sempre dentro do bairro, anuncia-se a abertura de um florista numa loja que também estava encerrada desde o início da pandemia.
Do lado da esplanada abriu um “salão de estudo” e, pelos vistos, já há clientes. E por aí fora...
São sinais de que a vida económica recomeça a dar sinais de ressurreição, o que está de acordo com o tempo post-pascal que, infelizmente, não ocorreu na Ucrânia apesar do piedoso Putin ter ido receber a bênção de um pope que mais parece um sargento mor do que um religioso. Ou de como as cruzadas ainda estão na moda naquelas paragens longínquas e perigosas.
O governo quer ajudar à festa contratando agora, e à pressa, cinco mil professores. A iniciativa peca por tardia porquanto este governo sucede a um anterior da mesmíssima cor que, pelos vistos, não amava demasiadamente s escolas e sobretudo os alunos. A reviravolta do ME foi tão repentina que até o sr Nogueira, um profissional de sindicalismo que não vê uma sala de aulas há pelo menos trinta anos, ficou sem palavras.
Uma querida, boa e bela amiga de que não tinha notícias há muito diz-me agora que vai lendo os meus textos. É seguramente a Primavera a chegar.