Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

au bonheur des dames 595

d'oliveira, 11.10.25

melão maior do que uma abobora do enroncamento

mcr, 11-10-25 sábado dia de forçada abstinência política doméstica

 

Há muitos anos o Enroncamento era famoso pelo número inusitado de fenómenos que por ali ocorriam. 

As opiniões dividiam-se quanto à origem dos casos estraagantes, surpreendentes, berrantes que por  lá se sucediam. Havia quem sustentasse qu tudo se devia aos efeitos colaterais do transito ferroviário. Outros garantiam que era a câmara municipal que criava factos para chamar a atenção de eventuais turistas ou simplemente de curiosos.

Durante um breve período, mas já depois do Abril de74, havia gente qu crismava a um jpvrm criador de fctos político o entroncamentido.  De certo modo, a criatura fez carreira  como é sabido.

Todaia, não me quero meter em política em dia tão austero como o de hoje declarado momento de reflexão proibidas que estão as baiivérnias eleitorais que poderiam desviar cidaãos impolutos do seu natural sentido de voto. 

O caso é outro e prende-se com a política internacional e com o afocinanhço tremendo do homem da Casa Branca que andou por aí a reclamar o prémio Nobel da Paz como se o pequeno vomité norueguês fosse presionável. 

 

 

 

 

Pelos vistos não é. A escolha recaiu numa senhora corajosa e determinada que desde há´muito desafia uma ditadura de opereta mas sangrenta que transformou o mais rico país da América do Sul num desastre incomensurável.

O auto-oncorrente Trump ficou pelo caminho mesmo depois de. com recurso a ameaças, chantagemr aliciamentos vários,  ter pbrigado o seu subserviente homem de palha  em  Israel  a aceitar um princípio de acordo para uma paragem no massacre delibertação de reféns e de prisioneiros. 

É bom lembrar que Israel nos últimos meses dependeu absolutamente do fornecimento de armas dos EUA  e de acçõe armadas do mesmo (caso do bombardeamento das instalações nucleares do Irão). Por outro lado, na ONU, os EUA conseguram rebentar com todos os protestos e condenações que atingiam o Estdo istaelita e as suas principais autoridades. 

De todo o modo, com a proximidade da atribuição do Nobel, Trump usou a sua poderosa táctica de persuação parra acabar com a devastação de Gaza, com o morticínio diário de civis  para cair nas boas graças do comité Nobel, 

´Em boa verdade, o homenzinho gabava-se de terminr guerras à pazada, A União Indiana riu-se quando ele a meteu no rol. Parece mesmo, li hoje no Pacheco Pereira, que trump teria terminado uma guerra entre 

 

 

 

o Cambofja e a Arménia (!!!)  que me tinham passado despercebida e que me atormenta a mioleira, como é que estes dois contenores se combateram tão longe que estão um do outro? Mistério! Ou fenómeno do Entroncamento onde uma vez apareceu uma abóra com mais de cem quilos e dimensões gigantescas. Provavelmente menores do que as do actual melao de Trump  expurgado que foi do nobel 025. 

Ele que não desista e faça a paz na Ucrânia sem retalhar esta,  Se se apressar de certeza que os cavalheiros e damas do Nobel norueguês poderão pensar nele. Mas tem de ser rápido que em Janeiro do próximo ano já as csndidaturas estrão fechadas. 

Se levar Putin a um acordo estarei pronto a conceder-lhe o fim das guerras entre o Peru e o Quirguistão  ou outra ainda mais difícil entre o Nepal e andora. Os amantes de geografia que me perdoem mas para uma criatura que rebaptizou o golfo do México em golfo da América, tudo é possível e a geografia tem grandes possibilidades de flexibilidade.

 

(fica o agradecimento a um anónimo cavalheiro da minha idade que joje, na esplanada do costume disse a uma roda de fmiliares  “esse Trump deve estar com um melão que nem vos digo nem vos conto”. Recuei com ele vinte ou trinta anos para recordar esssa expressão que  significa que alguém viu as suas espectaytivas irem pelo buraco sem perceber como nem porquê. 

E viva Maria Corina Machado, "mujer de armas tomar"