au bonheur des dames 623
Costa deu à costa dos milagres
mcr, 28-6-24
O dr António costa nasceu com o dito cujo virado para a lua
em 1915 perdeu umas eleições mas acabou primeiro Ministro graças a uma fada madrinha que na altura chefiava o PCP e que, já depois do socialista compungido ter declarado a derrota, lhe veio propor aquilo que depois se chamou geringonça.
Mais tarde, houve um enternecido Presidente da República que andou com ele ao colo a tal ponto que, pouco antes das presidenciais Costa proclamava-se seu fidelíssimo eleitor!...
Numa birra que ainda hoje parece representar o início da queda do BE e do PC, estes dois partidos entenderam chumbar o Orçamento (aliando-se "contra-natura" ao PSD).
essa toliçada permitiu uma surpreendente maioria absoluta que, mais surpreendentemente ainda, o PS desbaratou de forma inglória com mais de uma boa dúzia de casos e casinhos.
Entretanto, o MP abriu um processo a um par de pessoas em bo meio de uma notória balbúrdia desprestigiante para a magistratura, houve alguém que conseguiu colocar a cereja em cima do bolo da incompetência mais gritante dos últimos anos da Justiça portuguesa. Um parágrafo insano em que se noticiava que o 1º Ministro era arguido num processo sem pés nem cabeça.
Costa sentiu-se e demitiu-se.
Até ao momento apenas foi ouvido como declarante (e não como arguido!!!...)o que diz muito do processo e dos processos de algum MP.
Todavia, verificou-se que um cargo de topo europeu estava ao seu alcance.
Costa, se não tivesse isdo estupidamente acusado estaria a governar e nunca conseguiria candidatar-se a esse lugar a menos que copiasse a atitude de Durão Barroso que entendeu que a maçada de governar a "fermosa estrivaria" poderia ser muito favoravelmente substituída por um pingue lugar longe da pátria madrasta. Neste caso a fada madrinha foi uma srª Procuradora Geral da República que penosamente vai governando aquela barca sem leme nem velas que, aliás Costa e Marcelo revelo de Sousa entenderam nomear.
Por aqui se vê como uma série de azares acabem numa gloriosa ascensão ao Olimpo da UE
Poderíamos falar de "derrota em derrota até à vitória final ou de como não há mal que não acabe em bem. Há um ano sabia-se da vontade de Costa e da impossibilidade em a concretizar. Agora é o que se vê.
Cost vai para Bruxelas e arredores apetecíveis, a srâ Procuradora para a jubilação (e não para a reforma... o que tem o seu quê de caricato) o dr Rebelo de Sousa rejubila depois de o ter demitido , esquecendo o pedido da cabeça de Galamba, a srª`ex-presidente da TAP vai receber uma farta dose de euros porque afinal o despedimento com justa causa foi político e a paisanagem pagante vai entrar em despesas
o dr Panfloss, cavalheiro muito cá de casa, é que tinha razão tudo vai bem no melhor dos mundos possíveis.
( Numa coisa o sr Presidente da República acertou: o optimismo irritante de Costa. além de provar a razão de Leibnitz, levou a melhor contra tudo e todos. É obra!)
* na vinheta: Candide e Pangloss