Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

au bonheurs dames 489

d'oliveira, 22.04.22

Aventuras com computadores 

mcr, 22-4-22

Já por várias vezes aqui o confessei: sou um analfabeto informático.

Um info-excluído! Um caso perdido. Conseguir ter um mail, enviar correio, escrever um blog, consultar a internet, fazer compras on line é um prodígio e, creiam-me, uma façanha para mim.

Todavia, à minha ileteracia não foi suficiente para evitar quepejasse esta casa de computadores. Sempre fui um usuário "apple" e desde que comprei o primeiro instrumento nunca mais quis outro.Isso, nos anos 90 (e  fins de 80) foi um desafio. todos os meus amigos, os que poderiam dar-me uma ajuda, ensinar qualquer coisinha. O que eu sofri!...

A apple tinha nesses anos e até há uma dúzia de anos outro defeito: não havia mercado de usados. Isto significava que sempre que eu me deixava seduzir por uma nova e melhor máquina, ficava com a velha. Nalguns casos despacheia-a para pessoas que sem pagar um cêntimo sempre ficavam mais bem servidas. De todo o modo, foram-se acumulando. além de um icónico imac dos de bola, mais três portáteis. Um, foi vítima de um banho na esplanada e perante o escandaloso preço do arranjo foi imediatamente substituído pelo seguinte. Depois, sei lá porque razões, apareceu um terceiro portátil (este macbook air). Entretanto, a santinha da ladeira lá terá influenciado o meu genro que depois de insistir para ver o finado por afogamento, chegou-lhe um dedo ameaçador e aquilo voltou à vida como se nada fosse. É o meu computador de rua. Contas feitas há quatro computadores mesmo se um, o de bola apenas sirva para jogar bridge. De facto o software de bridge que uso é, até à data, o melhor que encontrei mas infelizmente não há versão capaz para computadores mais modernos. 

O outro  ( um macbook pro) vai prestando honroso serviço  e está ancorado no que chamamos escritório 2. 

Em suma três portáteis, um de mesa além de outro portátil com mais de 25 anos  estacionado em casa da minha mãe e também adequado ao bridge. 

Ora acontece que há dois dias (provavelmente) terei num gesto elegante e moscovita mexido onde não devia e causado assim uma avaria (um "bug", raio de ingliche!) que não sendo de proporções ucranianas, me cortou o acesso à internet. A coisa começou num e pouco a pouco passou para os restantes sem eu perceber patavina do que se passava.

Felizmente, tenho desde há vinte anos, mais dia menos dia, uma empresa familiar que me presta assistência. Já os sinto mais como amigos (excelentes) do como fornecedores de um serviço. Tenho por mim, e fundado na abalizada opinião de um desses génos da apples, que o técnico Rui Silva é do melhor que há por aí. 

Claro que me precipitei ao primeiro sinal para a loja e hoje, depois de verificar que o desastre atingia os restantes continuei nessa peregrinação. 

Obviamente, ao fim de fazer vários testes, aliás demorados, o sr Rui Silva descobriu o motivo daquela desgraça e com uma diplomacia que falece a muita e muita boa gente, sempre me iformou que algum gesto mais distraído meu tinha feito não sei que maldades a uma firewall (!!!???###) e isso passara subtilmente de um compatador para os restantes . Resolveu o problema, mandou-me passar um bom feriado com um sorriso e dnão permitiu que eu, o perigoso manipulador de computadores inocentes mas imperialistas, belicistas e xenófobos, pagasse! 

Eu, entretanto tinha escrto mais uma vez sobre três criaturas negacionistas da guerra. E tinha até um título enorme ("cristalizar no ortorrômbico ou os antidiluvianos "pretendendo significar que esta gente ou parou nos piores anos da guerra fria ou ainda não percebeu que o muro de Berlin caiu e que a URSS implodiu. Para quem confunde agressor e agredido tudo é possível)

Agora, resolvi pôr o texto na lista dos "borrões" e deixar este testemunho muito mais ligeiro das minhas proprias inépcias. Estas têm pelo menos algo de menos mau: não prejudicam ninguém apenas ferem o meu escasso amor próprio no capítulo informático e são também sinal da idade que me fez chegar tarde à revolução informática. Demasiado tarde... 

Festejem o 25 A como acharem melhor. Ninguém é obrigado a fardar-se de cravo vermelho ou a desfilar pela avenida mas se o fizer também ninguém, e eu muito menos, o olhará de soslaio. A democracia é isto: fazer o que nos dá na real gana sem prejudicar quem quer que seja e, se possível, aumentando o nível de felicidade próprio e dos outros. Ai a liberdade é algo de maravilhoso...

 

 

2 comentários

Comentar post