Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

14
Abr14

DEMOCRACIA, o que é?

JSC

A ideia de “democracia”, “liberdade”, é algo que tem muito a ver com o lado onde nos colocamos. Hoje no Iraque, no Afeganistão, há eleições, há liberdade, apesar de serem assassinadas, todos os dias, muito mais pessoas do que quando não havia eleições nem a liberdade que os ocidentais impuseram àquelas gentes. A Arábia Saudita não tem eleições nem tem liberdade, no entanto, nenhum país democrático, que pugna por impor a democracia, os perturba ou aplica sanções.

 

Os manifestantes ucranianos que provocaram a queda de um governo eleito tiveram o apoio dos países democráticos, a ponto do governo actual ser um produto da rua, não eleito, o que não impede de ter o apoio dos países democráticos – EUA/UE.

 

Contudo, os manifestantes que numa outra praça da Ucrânia protestam contra o governo não eleito e querem plebiscitar a sua autonomia ou eventual integração da Rússia, estes manifestantes são tratados como Forças pró-russas.

 

Sob a palavra democracia podemos desenvolver as campanhas mais torpes, mostrar que os maus estão do outro lado para nos atacar, enquanto nós, os puros, estamos prontos para lhes levar a “liberdade”  de comprarem o nosso armamento, os nossos produtos, os nossos valores.

Não é bem sobre isto que trata o post cuja leitura se recomenta. Mas também é sobre isto.

 

É muito fácil demonizar a Rússia como agressor, mas tal implica esquecer o óbvio: que a União Europeia apoiou um governo de extremistas, formado na Praça Maidan, que incluía partidos fortemente hostis à minoria russa

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.