Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

estes dias que passam 687

d'oliveira, 10.05.22

Unknown.jpeg

Mais do mesmo

mcr, 10-5-22

Ontem, sob o título “queres fiado?”, publiquei, aqui mesmo, um par de considerações sobre a saúde e o ensino.

Por coincidência, hoje, os jornais (ou o “Público, pelo menos) vem trazer um par de achegas importantes que me confortam a opinião entretanto expendida.

No capítulo do ensino, o Banco de Portugal (BP) sai a terreiro afirmando que apenas 10% dos estudantes oriundos de famílias pobres chegam ao ensino superior, pondo-nos, ipso facto, na cauda da Europa, lugar a que, cada vez mais, nos vamos habituando.

Também, ainda sobre o mesmo tema, o mesmo BP revela que no capítulo de filhos de pais apenas com o 9º ano de escolaridade, ó 27% dos estudantes chegam ao ensino superior o que revela bem como o elevador social tem o motor gripado.

 

Já no que toca à saúde, verifica-se que o deficit previsto este ano para o SNS andará à volta de 1.100 milhões de euros, ao mesmo tempo que terá aumentado o número de utentes sem médico de família ultrapassando os deficientes números registados nos últimos dez anos.

(e depois há leitores que se admiram da minha falta total de entusiasmo pela srª Ministra da Saúde...)

Ainda sobre o mesmo tema, saúde, apareceu também um artigo de Óscar Gaspar, presidente da APHP  (Expresso) com o título “a lei que trava a saúde, afirmando que a legislação relativa ao equipamento médico pesado aprovada em 1955 e jamais actualizada  na prática é usada para travar a entrada dosprivados (e só dos privados).

Pelos vistos, a “instalação do equipamento médico pesado  está sujeita a autorização do Ministro da Saúde”  com recurso a critérios que ao fim de 27 anos estão obviamente ultrapassados” deixando dezenas ou centenas de milhares de pacientes em cada vez maiores listas de espera cuja duração aumenta exponencialmente.

Convenhamos que não se entende esta limitação ao simples investimento privado que em nada pesa ao Estado.  Ao mesmo tempo, as dificuldades orçamentais já conhecidas também não permitem que os hospitais públicos possam em tempo útil dotar-se desses meios que já são comuns na Europa.

Será birra?

* a vinheta: imagem de tomografia de emissão de positrões que, pelos vistos, fará parte das aparelhagens sujeitas à boa vontade de Sª Exª.