Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

estes dias que passam 887

mcr, 26.02.24

"Uma  Campanha triste"

mcr, 26-2-24

 

Nesta campanha é o Chega quem dá cartas pois quase todos os restantes partidos apontam para ele. 

Ou o esconjuram ou o acusam ou ,de certa maneira, o encorajam.

Curiosamente, nem a AD nem a IL entram nesta compita epor razões ponderosas:  o partido do sr Ventura caça nos mesmos territórios, ameaça eventuais maiorias ou, pura e simplesmente avisa que sem ele nada feito.

Digamos que, sem nunca o aclarar directamente, o Chega promete dar o ouro ao bandido se o partidos da Direita não o quiserem como parceiro,

Neste leilão anti Ventura, o sr. José Luís Carneiro resolveu dar um ar da sua graça. 

Convenhamos que JLC é, queira ele ou não, uma espécie de pãozinho sem sal.  Não por se engravatar, não por se parecer a um chefe de turma liceal dos meus tempos,  mas tão só porque mesmo quando esperneia e grita (coisas que nele ficam mal...) é pouco "plausível".

 

Foi por isso que, apesar de um programa sensato, comedido, inteligente, ele perdeu para um aventureiro  que, mal comparado, faz lembrar o Xicão que enterrou o CDS. Pedro Nuno é espalhafatoso, muda de discurso a cada dia,  promete tudo e o seu contrário e ao ouvi-lo ninguém acredita que ele tenha estado no Governo durante anos. Neste Governo que vai sendo czinhado em lume brando pelas reclamações dos corpos organizados que ele despertou quando entendeu sigilosamente dar ouvidos a uma pobre senhora que terá jeito para tudo menos para a política e que se passeou pelo palco vestida de Ministra da Justiça.

Ao premiar a PJ esqueceu-se a desventurada criatura que havia duas outras polícias que mais do que a "Judite" estavam sempre no terreno, todos os dias diante de carteiristas ou pequenos mas ferozes gangsters que por cá também os há.

Esqueceu-se, sempre a desmemoriada senhora, que nas cadeias há guardas prisionais  cuja vida pouco difere e, porventura para pior, dos hópedes qque lá se acolhem a sete chaves. 

Esqueceu-se da ASAE e todas as restantes entidades que de algum modo ajudam a manter a paz pública.

Esqueceu-se, pelos vistos que o país tem uma tropa que de já anos a esta parte parece maltratada, desprezada e mal paga. E com quartéis tão mal conservados como as esquadras de polícia...E claramente mal paga. Para a tropa ninguém (ou quase ninguém) quer ir. Para uma tropa onde eventualmente há mais generais, oficiais e sargentos que praças!

Se se desencadeasse um conflito gordo  pouca serventia teriam as nossas forças armadas. Ontem até um barco foi mostrado com inundações dentro das instalações de higiene!!! Por baixo o mar que é um cão e por cima um liquido mal cheiroso  a molhar as galochas de quem tem de ir fazer uma mijinha! ...

Eu não vou dar conselho algum à citada ministra mas se desse era este, ponha trancas na porta, corra para a Securitas ou outra empresa similar porque se algum gatuno a assaltar  a polícia vai demorar a chegar...

Voltemos porém, ao sr Carneiro que, no começo da campanha entendeu mostrar que é pelo menos um touro, se não um búfalo. 

E resolveu balir alto, digo falar forte  e desperdiçar alguma da fama que obtivera com o seu sensato discurso dentro do PS. 

Note-se que, justamente porque o senhor Pedro Nuno fguinchava e tonitruava mais e mais se impunha a Carneiro um discurso sereno, construtivo, capaz de ser ouvido pelo centrão que não aprecia demasiadamente as esquerdices do esquerdelho PNS.

Pelos vistos essa sabia contenção foi esquecida. E eis que Carneiro vem afirmar que entre a AD (com o seu a IL?) e o Chega havia "acordos secretos" (ou havia conversações sérias e fundadas para o mesmo efeito). Os acusados de conluio misterioso e às escondidas negaram rotundamente o facto.

Temos, pois, que alguém mente. Ou o gentil Carneiro, ou o espalhafatoso Ventura ou o prudente  Montenegro.  

Eu que não vou à bola com nenhum dos contrincantes, mas que tenho a vantagem de andar nisto há muitos anos, suspeito que aqui Carneiro enveredou pelo que agora se chama "inverdade". Não tem havido indícios nem ser lógico para qualquer  das campanhas da Direita andar já a trocar segredinhos e juras de amor. Aquela malta está a disputar o terreno palmo a a palmo a tentar que o voto ´útil seja robustecido, ou pelo contrário a tentar rebentar com o vto útil. Pisar gelo fino como seria ter encontros secretos  seria o fim d picada sobretudo para a AD, mas muito também para a IL. Ni u toca à gangada de Ventura, mesmo se aquilo seja algo de anárquico também não se vê grande utilidade. Ventura quer que os votantes indignados o ajudem e estes só darão o voto se pensarem que não há conluios e que a coisa não descarrile para um governo almofadado 

Carneiro teve portanto uma oportunidade de oiro que desprezou.  Perdeu credibilidade ao fingir que, também ele, sabe uivar como os lobos (coisa que já todos perceberam que não é verdade). Juntar ao pseudo-uivo a mentirola é uma burrice supina  e não ajuda o PS pedro nunista e  ganhar os cavalheiros prudentes do centro.

Vai a campanha ainda no início e já temos com que nos entreter, digo, entristecer.  Aida falta tanto tempo para o 10 de Março!...