Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

estes dias que passam 895

mcr, 22.03.24

Há doze anos!

mcr, 22-3-24

 

Por razões que não vem ao caso andei a reler textos antigos aqui publicados. Ora a 19-1-2012 sob o título "o ovo da serpente" comentei um conjunto de gráficos do "Público" inseridos num artigo de São José Almeida  de que extraio  apenas dois parágrafos

Para quem se espantou com os resultados eleitorais deixo aqui cópia do que então verifiquei.

O resto do meu texto versa sobre questões conexas pelo que, se não for demasiado trabalho, vos envio para lá pois já nssa altura comentava a perda de influência de um par de instituições e o escândalo que é votar numa molhada de criaturas em vez de, como no resto da europa, se recorrer à votação uninominal .Esta pelo menos permitiria ao eleitor aferir da qualidade da pessoa que com o seu voto envia para o Parlamento

eis o texto velhinho de 12 anos

 

 

Hoje o “Público” traz a notícia das conclusões de um estudo sobre a qualidade da democracia. Abstendo-me de considerar o texto da jornalista S José Almeida, apenas me reporto aos dados mais relevantes que são juntos em gráfico. Assim:

 

Apenas 56% dos portugueses inquiridos entendem ser a democracia a forma ideal de Governo. 15% assume a preferência por um governo autoritário e há ainda, para além do vultuoso lote dos que não sabem, uns inacreditáveis 10% que acham que lhes é indiferente a forma de governo. Ou seja, e em primeira e precipitada conclusão: o bloco anti-democrático tem potencialmente 25% de vozes.

 

Num segundo momento aparecem as conclusões sobre o maior defeito da democracia em Portugal. Convenhamos entre a falta de confiança nos políticos, a acusação de falta de eficácia dos mesmos se reúne uma multidão de 30%.  E se repararmos que a corrupção (e não é a do Zé mas a outra, a boa, a que dá lucro e poder) vem em 4º lugar com 10% obteremos um resultado perigoso e impensável.