Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

estes dias que passam 941

d'oliveira, 14.10.24

“por que no te calas?”

(in Público 14-10-24)

mcr 14-10-24

 

A jornalista Ana Sá Lopes aproveitou a boleia do Rei Juan Carlos a propósito daquele tiranete venezuelano que dá por Maduro para exprobar a atitude do inefável Secretário Geral do PS nos últimos dias.

Efectivamente o sr Pedro Nuno dos Santos (PNS) tem aproveitado as idas a congressos regionais do PS para apelar à “unidade do partido”  e, concomitantemente ao auto silenciamento dos discordantes internos que, pelos vistos são mais do que as mães.

ASL tenta explicar ao actual líder do PS que a sua campanha é contraproducente, que o Ps é um partido plural, que o vozear contra diferentes opiniões é um risco e, finalmente, que a campanha contra os militantes comentadores em meios de comunicação social  faz esquecer que o próprio PNS foi comentador e bessa tarefa zurziu quanto pode nos órgãos dirigentes do seu partido...

Pelos vistos agora, considera o comentário , se desfavorável, um ataque ao partido e um perigosos caminho para a desunião num momento tão temível como o actual.

Não sei de ASL quis pintar PNS como uma espécie de Maduro europeu menos vociferante mas mais tonitruante. Ou se, ainda por cima, quis dizer que se ele alcança uma maioria invejável no partido, primeiro e no país, depois, se dedicará a prender opositores, a expulsa-los, degredá-los liquidá-los pelo menos politicamente.

Se foi esse o intuito estamos mal porquanto, PNS ainda não é, nem parece talhado, um fuhrer de algibeira. É, apenas, um rapaz apressado, incontrolável, dado a fazer de “espirra canivetes”  e que depois de se ter estreado na alta política idiota contra as “perninhas dos banqueiros alemães” (que ”ficariam a tremer com a ameaça portuguesa de não pagar as dívidas”) ainda não percebeu em que país (e em que Europa) vive.

No fundo o que lhe falta é “mundo”, bom senso e qualquer mezinha contra a sua notória impulsividade.

É verdade que ganhou o PS depois da queda do Governo. Também é certo que isto, este súbito tombar de tõ alto, depois de tantos anos a governar e a desgovernar é uma chatice das antigas, deixa os militantes num estado de luto catatónico, capazes de eleegr o rato Migkey ou a santinha da Ladeira para saírem do sufoco da vida na oposição. 

É que, nesse limbo horrendo, não se pesca sequer uma alforreca. Não se arranjam lugares decentes na Administração  Pública, não se tem influencia nos centros de decisão, enfim não se cheira o poder. 

Ao fim de oito anos que começaram na trapalhada da geringonça (de resto inventada e proposta pelo PC...) continuaram, felizes, com a paz das ruas até se acabar a lua de mel com a Esquerda , e começaram a escorregar inapelavelmente com os casos e casingos do ultimo e “horribilis” ano.  Mesmo com a maioria absoluta ou apesar da maioria absoluta...

É verdade que a ascensão do PPD trouxe para as ruas todas as revoltas profissionais que se esperavam. É bom lembrar que boa parte das reivindicações corporativas tem origem na desastrada actuação duma senhora ministra da Justiça que entendeu (na sua mais que incompetente inocência) dar à PJ um volumosa gratificação sem perceber que isso iria desencadear um tsunami de reivindicações. Também do anterior Governo s herdou a questão dos professores  (desde Sócrates, em boa verdade) e mais recentemente a crise dos médicos.

Eu não sei se este continuo trovejar pedroninista  se destina a deixar passar o Orçamento em nome de uma possível salvação da pátria ou se, como possivelmente e infantilmente ele desejaria a fazer cair o Governo. 

Uma coisa é certa: ou me engano muito ou , no segundo caso,  o tiro sairá pela culatra. O Governo andou numa corrida de distribuição de re rendimentos, de promessas para toda a gente que, queira-se ou não, lhe granjeará votos.  

Ai o PS quer tirar-nos o fruto das nossas legítimas conquistas? , rosnarão os eleitores e são muitos, beneficiados ou à espera deles “Pois tomem la!”

Bem pode PNS jurar que prefere perder votos do que perder princípios. Conviria, aliás, perceber que princípios são esses  pois por mais que se escarafunche os seus discursos o que aparece é algo de nebuloso   mais reivindicativo que progressista, mais a olhar para o passado do que para o futuro. Nisto, pelo menos, o PC dá lições. É verdade que o seu breviário  não conseguiu ultrapassar a cassete dos anos 17-60, que o proletariado agora é apenas “povo trabalhador(o que dá para tudo...) que a ditadura do dito foi algo de infame e deixou pelo caminho mais do que opositores, mais do vítimas inocentes, alguns dos melhores e mais puros quadros da “revolução” a vir.

O mundo dito socialista implodiu  pelo menos na Europa. Na Ásia o comunismo chinês  agrega os capitalistas nacionais e leva-os até ao Comité Central desde que não ponham em causa o poder do aparelho. Na periferia mete os uigures na prisão e vai  aniquilando tranquilamente o Tibete enquanto sonha com a conquista de Taiwan. Ao lado o vietnam deixa-se tentar pelo turismo de massas que lhe trará a riqueza que não consegue produzir enquanto a Coreia do Norte se transforma numa inferno prisional gerido poe uma dinastia agressiva e tenta provar que os Kmer  vermelhos eram apenas amadores,

Não ale a pena tentar citar os países latino americanos a começar por Cuba que já perdeu 20% da população  para a emigração clandestina ou as Nicaráguas e Venezuelas  cujas populações vem os seus votos roubados e se metem a caminho de um qualquer país que receba as centenas de milhar de pessoas que atravessam toda a América central à procura de um sítio onde pousar a cabeça e criar os filhos. 

PNS está fora deste circuito mas, à cautela, também o não repudia inteiramente. Acredita que tem uma missão, mesmo se não saiba exactamente ual é, e como levá-la a cabo. Poderia tentar convencer-nos que é um social democrata à moda dos nórdicos mas isso pede calma, serenidade, contenção, trabalho árduo e conhecimento profundo da economia tal qual ela se pratica ou nós a sofremos. 

No se calla mas na verdade também nada diz de concreto aos portugueses. Ou sequer a quem não se sente atraído pela Direita. Tão pouco ao centro. Convenhamos PNS é só fumaça e ruído. 

E começa a parecer-se com o alucinado da Direita que, também ele, pensa com angústia numas eleições que lhe emagreçam o ajuntamento informe que conseguiu arregimentar  Isto acaba por passar sem deixar saudades mas corre-se o risco de ficarem cicatrizes

4 comentários

Comentar post