Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

estes dias que passam 949

mcr, 22.11.24

De vezem quando...

mcr, 22-11-24

 

 

Uma excelente entrevista de António Vitorino (Público, 21-11) permite-me, desde logo, salientar um facto desta vez abonatório do Governo actual. 

Ao escolher Vitorino para presidir ao conselho Nacional das Migrações, o Governo não só foi buscar um homem competente, experiente mas também de outra obediência partidária. Louve-se o gesto pelo que ele tem de raro e de sério.

 

Dest feita a escolha nã recaiu num boy, algo de absolutamente incomum noa governções que se tem sucedido mas foi aproveitar a enorme experiencia (até internacional)de alguém que ao longo de um percurso político tem dado provas de inteligência, sensatez e probidade invulgares. 

Sou amigo de AV mas já nem me lembro de o ver. Por junto encontrámo-nos nos Estados Gerais antes da subida ao poder de Guterres e nunca mais nos encontrámos. 

E a propósito dos anunciados "estados gerais, versão beta, propostos por Pedro Nuno , Vitorino tem também uma opinião clara: É inutil e porventura ridículo voltar a usar uma expressão que fez o seu tempo e qie obviamente agora não se repetirá. Nem os actores dão  os mesmos nem os temas nem a circunstância. Usar o mesmo nome é mais um truque. um apelo subreptício para evocar uma época em que o Ps tinha uma política que não se ficava apenas pela conservação do poder a todo o custo.

De resto nem Pedro Nuno é Guterres, muito menos Soares, sequer Constâncio ou Gama. Falta-lhe mundo, cultura e uma sólida formação política sobre o que é ou o que deve ser a social-democracia. 

Voltando porém a Vitorino,  também é digno de registo o facto de ter aceitado um cargo seguramente de muito menor importância de quantos ele exerceu quer a nível nacional, quer, sobretudo, a nível internacional. E isso taambém diz muito da pessoa. 

Vamos lá ver se Vitorino leva o seu dificil barco a bom porto. E se não lhe põem entraves de qualquer espécie...

 

*nota que não tem nada a ver: pela 2ª vez em quase vinte anos apaguei um comentário imbecil e vergonhoso   (o que é espantoso em apenas cinco palavras!...). E serão, apagados todos os que eventualmente vierem do mesmo sítio e autor. Isto não é o moínho da Joana...