Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

o leitor (im)penitente 238

d'oliveira, 09.08.22

thumbnail_IMG_1064.jpg

Paul Lacroix   o multifacetado

Ficha:

- “Sciences et lettres du Moyen Age et a

l’epoque de la Renaissance

- Le XVIII siécle (institutions, usages et costumes”

 +/- 600 pp cada, 29x30 muito ilustrados 

librairie Firmin Didot, Paris, 1897

 

O autor das duas obras (Paul Lacroix 1806-1884) que se apresentam em ficha teve uma carreira plena de sucessos e foi um dos principais colaboradores de Alexandre Dumas com quem, ao fim de uma boa dúzia de excelentes obras, se incompatibilizou.

Ficou conhecida (e celebrada) a sua História do século XVI que lhe trouxe várias honrarias e a consideração dos meios académicos e literários.

Ambos os livros estão profusamente ilustrados. No que espeita ao sec XVIII há nada mais nada menos de 21 cromolitografias,  a que se junta uma vintena de gravuras “hors texte” e mais de 300 dispersas pelas páginas que são 520. O outro livro apresenta também  12 litografias a cores e cerca de 190 gravuras

Leitura amena por vezes divertida (o capitulo sobre os salons, do livro primeiramente citado, é exemplo disso mesmo. Cita-se mesmo o caso de um coronel abordar, pelos vistos primorosamente.

Liás, e sempre no mesmo capítulo, resolve-se o mistério dos livros a que faltam estampas ou gravuras: havia a mania de as recortar, tarefa usual nos mesmos “salons”!

Ambos , mesmo à distancia de 200 anos valem pelo que informam e sobretudo pela admirável iconografia. Encadernação de editor muito bem conservada, páginas douradas, estado geral entre o bom e o muito bom.

(comprados em Lisboa na “Nova Eclética” do notável livreiro alfarrabista Gonçalves. )

 

* a minha inépcia fotográfica é antiga e notória. foytografei estes livros em cima do bilhar e então não é que obtive também uma visão envergonhada dos meus pés? Deveria emendar mas publico-a tal e qual para meu remorso constante.