Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

o leitor (im)penitente 240

d'oliveira, 12.08.22

viaje.jpg

Felizmente perdi o leilão!

mcr, 12-8-22

 

ficha:

Viaje de Cosme de Medicis por España Y Portugal(1688-1689)

2 volumes (texto e volume de lâminas graadas)

350 pp  e 71 lâminas com 2 gravuras cada, estas com 66 x 50

introdução e notas  de Angel Sanchez Rivero e Ângela M de Sanchez Rivero

Junta para aAmpliación de Estúdios y Investigaciones Científicas

Centro de Estudios Históricos, s/d

 

Há um bom par de anos recebi, com0 de costume notícia de um leilão organizado pelo livreiro José Vicente. Dentre as espécies enumeradas vina a obra de que dou acima a ficha. Entusiasmado, mas desconfiado da minha ousada e imprevidente loucura aquisitiva, licitei pelo correio e perdi. A obra despertar o interesse e entusiasmo de vários outros maluquinhos dos livros, a batalha campal fora tremenda e o livro atingiu um belo preço.

Sou um bom perdedor o que não quer dizer que me fique assim às primeiras. Atirei-me para a Internet em busa do livro e, nem por milagre!, apareceu-me um vendedor com quem, aliás, cheguei tefonicamente à fala. Informou-me que a espiosa herdara um armazém de publicações pois o pai vendi livros e revistas. Falecido o senhor, puseram-se tranquilamente a vender as velharias existentes. Entre elas, mais de um exemplar  da “Viajem ...” O preço que me fizeram era bastante simpático e nem hesitei.

Não vale a pena recordar o interesse da descrição de uma viajem pela península nos finais do sec XVII sobretudo se na expedição como repórter pictórico contratado vinha um cavalheiro  com boa mão para aguarelas que realizou ta partir delas todas as gravuras, 142 para ser preciso.

É ele Pier Mria Baudi, pintor e arquitecto que terá falecido em data desconhecida. Na Biblioteca Lorenzana encontram-se dois volumes das suas aguarelas que continuam a ser muito apreciadas.

Cosme III reinou na Toscânia durante quase 50 anos, viajou muito e era extremamente religioso. Em Portugal há notícia dos seus encontros com o Padre António Vieira, de uma visita à Universidade de Coimbra . foi o penúltimo soberano da Toscânia.

A imagem reproduz uma “veduta “ de Coimbra