Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incursões

Instância de Retemperação.

Incursões

Instância de Retemperação.

Um novo rumo para a Europa

José Carlos Pereira, 18.05.14

Na edição desta sexta-feira do jornal "A Verdade", quinzenário de Marco de Canaveses, publico um texto sobre as eleições europeias, na qualidade de mandatário naquele concelho da candidatura do Partido Socialista (o texto só está disponível na edição do jornal em papel):

 

"As próximas eleições para o Parlamento Europeu (PE) são de extraordinária importância para os portugueses e para a União Europeia (UE).

A crise que vivemos nos últimos anos veio demonstrar que os graves problemas económicos e financeiros sentidos em Portugal e em outros países exigem uma resposta concertada à escala europeia. A UE é também responsável pela maior parte da legislação que afecta o nosso quotidiano, o que reforça a importância de ter uma voz forte no quadro europeu.

O Partido Socialista, que liderou o projecto de integração europeia, fosse no processo de adesão, na estratégia de Lisboa ou na entrada para o euro, apresenta a estas eleições uma lista de grande qualidade, capaz de ter uma influência decisiva na construção de um novo rumo para a Europa. Essa lista reúne competência técnica e política e uma larga experiência executiva, sendo liderada por Francisco Assis, um político que nunca se furtou aos combates mais difíceis.

Estes três anos de assistência económica e financeira, debaixo de uma liderança de direita ultraliberal em Portugal e na Europa, trouxeram consigo austeridade, falências e desemprego, acentuando as desigualdades e empurrando para fora do país muitos dos nossos jovens. No final, temos um país massacrado e uma dívida pública que disparou para 130% do PIB. A nível europeu, temos o impressionante número de 27 milhões de desempregados!

O Partido Socialista Europeu (PSE) apresenta-se a estas eleições com uma proposta alicerçada na criação de emprego e no relançamento da economia, apostando na inovação, na investigação, na formação e na reindustrialização. É fulcral direccionar o investimento para as áreas que possam criar mais riqueza e tirar partido dos nossos recursos humanos qualificados.

Num outro plano, o PSE reconhece a necessidade de mutualizar direitos e responsabilidades no seio da Zona Euro e de encontrar novos instrumentos para a gestão da dívida pública, um problema central para o nosso país.

Também as medidas preconizadas para o sector financeiro, como a defesa de uma efectiva união bancária, o imposto sobre as transacções financeiras e a luta contra a evasão fiscal, e para um maior controlo democrático, como o reforço dos poderes do PE, revelam que só o PSE está em condições de liderar um novo rumo para o projecto europeu.

As eleições de 25 de Maio são uma oportunidade única para reforçar a esquerda democrática na Europa e travar as políticas que a maioria PSD/CDS tem conduzido em Portugal."